Ícone do site Jornal O Sul

Índice usado para reajuste de aluguel acumula alta de 10,45% em 12 meses

Preços no atacado pressionaram o índice nesta apuração (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis, avançou 1,31% na primeira prévia de novembro – que calcula as variações de preços no período entre 21 e 31 de outubro.

O indicador foi divulgado na terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No mesmo período de apuração do mês anterior, o índice havia subido 1,64%. No resultado fechado de outubro, o IGP-M avançou 1,89%. Com o desempenho alcançado, o indicador acumula variação de 9,77% neste ano. Em 12 meses, avança 10,45%.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, registrou alta de 1,73% em novembro, sobre 2,36% no mês anterior.

Os preços agropecuários desaceleraram para uma alta de 1,67% na primeira prévia de novembro, ante 3,42% no período precedente.

Por sua vez, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem peso de 30% no indicador geral, passou de um avanço de 0,40% para acréscimo de 0,62%.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) também acelerou: a variação de 0,12% registrada em outubro chegou a 0,23% neste mês. (Folhapress)

Sair da versão mobile