O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, iniciou o mês de maio em alta, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta terça-feira (10). O indicador ficou em 0,59% no primeiro decêndio, acima da variação de 0,31% registrada no mesmo período do mês passado. No ano, o IGP-M acumula alta de 3,92% e, em 12 meses, de 10,84%.
Usado no cálculo do IGP-M, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que avalia os preços no atacado, registrou variação de 0,65% contra 0,36% na mesma apuração do mês anterior. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que calcula os preços no varejo e faz parte do IGP-M, subiu de 0,27% para 0,58%. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para o grupo saúde e cuidados pessoais (de 0,50% para 3,14%).
Também usado para calcular o IGP-M, mas com peso menor do que o dos outros subíndices, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou variação de 0,25% na primeira prévia de maio. No mês anterior, esse índice não apresentou variação. (AG)