Ícone do site Jornal O Sul

Inflação oficial do País perde força e fecha junho em 0,35%

Indicador foi divulgado nessa terça-feira pela FGV. (Foto: Reprodução)

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do País, voltou a perder força e atingiu 0,35% em junho, depois de variar 0,78% no mês anterior, divulgou nesta sexta-feira (08) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a menor taxa para o mês desde 2013 (0,26%)

No primeiro semestre do ano, o índice acumula avanço de 4,42% e, em 12 meses, de 8,84%. Em junho de 2015, a variação havia sido de 0,79%. Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados mostraram desaceleração na taxa de crescimento na passagem de maio para junho. Apenas transportes (-0,53%), cuja queda foi menos intensa, e comunicação (0,04%) apresentaram resultados superiores aos de maio.

Apesar de os preços dos alimentos e bebidas terem subido menos em junho, esse grupo de gastos foi o que mais pesou sobre a inflação geral percebida pelo consumidor brasileiro no mês passado, com impacto de 0,18 ponto percentual. Os preços do grupo subiram 0,71%. Ficaram mais caros, principalmente, o feijão carioca – o novo vilão da inflação – e o leite longa vida. Na contramão, no entanto, caíram os preços da cenoura e da cebola, que vinha subindo nos últimos meses.

A previsão do mercado financeiro para o IPCA deste ano é de 7,27%, segundo o mais recente Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. A estimativa permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas do governo.

Sair da versão mobile