Ícone do site Jornal O Sul

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios de 2026; veja datas

Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de fevereiro. (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Previdência Social divulgou nessa quarta-feira (17) o calendário de pagamento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2026. Para quem recebe o piso nacional (até um salário mínimo), os depósitos para o primeiro mês do ano vão do dia 26 de janeiro até 6 de fevereiro.

Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de fevereiro.

Ao longo de 2026, a previsão de pagamentos é:

* Janeiro: de 26/1 a 6/2;
* Fevereiro: de 23/2 a 6/3;
* Março: de 25/3 a 8/4;
* Abril: de 24/4 a 8/5;
* Maio: de 25/5 a 8/6;
* Junho: de 24/6 a 7/7;
* Julho: de 27/7 a 7/8;
* Agosto: de 25/8 a 8/9;
* Setembro: de 24/9 a 7/10;
* Outubro: de 26/10 a 9/11;
* Novembro: de 24/11 a 7/12;
* Dezembro: de 22/12 a 8/1.

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para quem ganha até o mínimo, o calendário começa com benefício com final 1.

Para os que recebem acima desse valor, o calendário inicia com os cartões de final 1 e 6. No dia seguinte, são pagos os finais 2 e 7, e assim por diante.

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o valor a receber do seu benefício pelo aplicativo “Meu INSS” ou no site meu.inss.gov.br. Outra opção é pelo telefone, ligando na central 135. Neste caso, o atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h; o beneficiário precisa o informar o número de CPF e confirmar dados cadastrais.

Com o reajuste do salário mínimo previsto para 1º de janeiro, o valor corrigido só será pago entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Plano de Ação

Em outra frente, em Reunião Técnica para Construção do Plano de Ação do INSS para 2026, realizada nesta semana, o presidente do INSS, Gilberto Waller, apontou 2026 como um ano de reconstrução, com foco no cidadão, no atendimento humanizado, na valorização da ponta, na melhoria da gestão, da tecnologia e da comunicação. “Estamos aqui para atender bem o cidadão. Essa é a nossa obrigação. O INSS é uma instituição de seguridade social, que deve ser segura para aposentados e pensionistas. Precisamos remover os entraves que nos impedem de ir ao encontro do cidadão e atendê-lo da melhor forma”, detalhou.

“Precisamos de uma gestão transparente, implementar a governança no Ministério e no INSS, garantir integridade em todos os atos e ser exemplo de integridade para toda a administração. Temos um direcionamento que é fazer com que nossas ações sejam em prol daqueles que mais precisam, dos mais vulneráveis”, destacou o ministro Wolney Queiroz.

Participaram da abertura do evento: o presidente do INSS, Gilberto Waller; o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; o secretário-executivo da pasta, Adroaldo da Cunha Portal; o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção; e o presidente da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS), Alexandre Barreto Lisboa.

O secretário-executivo, Adroaldo Portal, agradeceu o apoio do INSS nos mutirões realizados em parceria nos fins de semana, com atendimentos da Perícia Médica Federal e do Serviço Social do INSS. “A Previdência Social segue ao lado do INSS e colaborará nas iniciativas de planejamento, organização e aperfeiçoamento das metodologias de trabalho”, disse.

Em seu discurso, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, ressaltou o compromisso integral e histórico com o INSS: “Esta reunião técnica, a consolidação do plano de ação de vocês, é de fato o que permite o enfrentamento efetivo de um ano desafiador, como foi 2025.”

“A instituição precisa se reinventar, deve mostrar união, e esta iniciativa de reunir a todos demonstra isso. Essa iniciativa de congregar e solucionar os problemas faz a diferença para nós”, pontuou o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa. Ele defendeu a valorização e dignidade dos servidores e reafirmou o apoio da associação para fortalecer a Previdência Social.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, apresentou um breve panorama dos desafios para o planejamento de 2026, entre eles, o enfrentamento à fila para análise de benefícios. Waller destacou alguns elementos norteadores que devem ser metas do trabalho do instituto: cumprimento de prazos, melhoria na qualidade da análise, maior interlocução com a Dataprev e os sistemas de sustentação da previdência, e o fortalecimento do programa de Reabilitação Profissional.

Outro foco do INSS para 2026 é o atendimento humanizado, realizado por meio de linguagem simples e comunicação padronizada, além de atuação em canais complementares, continuidade do Projeto Inclusão INSS e reforço do atendimento presencial nas agências.

Sair da versão mobile