Diversas instituições participam, neste sábado, da quarta edição do evento “Noite dos Museus”. Das 19h à 1h e com entrada franca, estarão abertos à visitação o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o MAC (Museu de Arte Contemporânea), o Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e o Museu Julio de Castilhos.
Também estão engajadas à programação da “Noite dos Museus” as seguintes instituições culturais: Fundação Iberê Camargo, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Instituto Goethe, Planetário, Museu da UFGRS, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, Museu da Brigada Militar, Pinacoteca Rubem Berta e Centro Cultural Erico Verissimo. A programação detalhada de locais, horários e conteúdos pode ser conferida no site www.noitedosmuseus.com.br.
No Memorial do Rio Grande do Sul e no Hipólito, o destaque fica por conta de apresentações de música instrumental e ritmos brasileiros, enquanto o MAC oferece como atração música latinoamericana, samba e cortejo. “Não poderíamos faltar em um evento como este, que conecta as instituições e compartilha atividades artísticas com o grande público”, ressalta o diretor do MAC, André Venzon.
Já no Margs, a música terá como companhia um campeonato de poesia falada e um espetáculo teatral. E no Julio de Castilhos, o mais antigo museu do Estado, a programação especial inclui música e dança. “Trata-se de uma oportunidade para que os visitantes vivenciem a instituição de modo sensorial, por meio de som e luzes”, salienta a diretora Doris Couto. “Desse modo, 116 anos de narrativas históricas chegarão a pessoas que nunca estiveram neste museu.”
Memorial do Rio Grande do Sul
(Praça da Alfândega – Centro Histórico)
– 19h45min: Aluisio Rockembach (música);
– 21h: Los 3 Plantados (música);
– 22h30min: Gruvorama (música instrumental);
– 23h45min: Calote (ritmos brasileiros).
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
(Rua dos Andradas nº 959 – Centro Histórico)
– 19h30min: Erick Endres (música);
– 21h: Grupo Pituna (música instrumental);
– 22h30min: Trabalhos Espaciais Manuais (música instrumental);
– 23h45min – Arthur de Faria e Grupo (música).
Museu de Arte Contemporânea
Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas nº 736 – Centro Histórico)
– 19h: Misstake (performance);
– 20h: Conjunto musical La Digna Rabia (música latino-americana);
– 21h30min: Maracatu Truvão (cortejo);
– 22h15min: Ortácio, Borghetti, Salazar e Poty (música);
– 23h30min: Rafa 16 & Caco Velho Quinteto (samba).
Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)
(Praça da Alfândega – Centro Histórico)
– 20h: Especial Slam Peleia (campeonato de poesia falada);
– 21h30min: Érico Moura (violão);
– 22h45min: Mulheragem (espetáculo teatral);
– 23h45min: Mathias 7 Cordas (choros, sambas e valsas).
Museu Julio de Castilhos
(Rua Duque de Caxias nº 1205 – Centro Histórico)
– 19h30min: Manchas Urbanas (apresentação de dança);
– 19h45min: Ortácio, Borghetti, Salazar & Poty (música);
– 21h – 50 Tons de Blues (espetáculo musical);
– 22h15min – Saldana (música);
– 23h45min – Uma noite para criar, um dia para dançar – Geda Cia. de Dança (espetáculo de dança).
Viva Porto Alegre a Pé
Também neste sábado, mas pela manhã, outra opção cultural mobiliza a capital gaúcha: mais uma edição do projeto “Viva Porto Alegre a Pé”. Desta vez, o passeio guiado tem como foco bairro Moinhos de Vento. O ponto de encontro é a Hidráulica da Corsan (rua 24 de Outubro nº 200). A inscrição é um quilo de alimento não perecível e deve ser feita neste site. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
A atividade tem como orientador o arquiteto Helton Estivalet Bello, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, professor da UCS (Universidade de Caxias do Sul), ex-técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre) e especialista em Restauração de Edificações e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia.
(Marcello Campos)