Ícone do site Jornal O Sul

Serviço secreto dos EUA prevê que o Estado Islâmico tentará atacar o país

Tenente-general Vincent Stewart (D) é diretor da Agência de Inteligência de Defesa. (Foto: DIA Office)

O tenente-general Vincent Stewart, diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, afirmou na terça-feira que o EI (Estado Islâmico) estaria planejando ataques terroristas contra o país neste ano. “O Estado Islâmico, provavelmente, tentará realizar ataques adicionais na Europa e ataques diretos aos Estados Unidos em 2016”, afirmou o militar, em pronunciamento no Congresso americano.

James Clapper, diretor da Inteligência Nacional, garantiu ao Comitê de Defesa do Senado americano que o “Estado Islâmico está tirando vantagem do fluxo de imigrantes para inserir integrantes entre os que estão se deslocando”. Afirmou, ainda, que a organização terrorista se mostrou “bastante hábil para fabricar passaportes falsos, para que possam viajar como viajantes legais”.

Segundo ele, apenas no ano passado, as autoridades de segurança detiveram “aproximadamente cinco dúzias” de pessoas em território americano, supostamente por relação com o EI. “O êxito em ataques de extremistas violentos na Europa e América do Norte, como os de Chattanooga e San Bernardino, pode levar a outros replicarem ataques oportunistas com pouco ou, até, nenhum aviso, rebaixando nossa capacidade para detectar planos”, afirmou. (Efe)

Sair da versão mobile