Ícone do site Jornal O Sul

Interessados em “adotar” trecho do muro da avenida Mauá têm até segunda-feira para enviar proposta à prefeitura de Porto Alegre

Com a mudança de data, o leilão será realizado em 16 de novembro. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Continua aberto até a próxima segunda-feira (31) o edital da prefeitura de Porto Alegre para empresas, cidadãos e entidades interessados em “adotar” um trecho de 750 metros do Muro da Mauá, na orla do Guaíba. É preciso apresentar um pré-projeto de revitalização do segmento entre o pórtico central e a cerca em frente à rua General Portinho (Centro Histórico), incluindo os cinco canteiros.

A adoção será por dois anos, renováveis por igual período. O material entregue será avaliado por uma comissão que contará com representantes das secretarias de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), Parcerias (SMP), Cultura (SMC), Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e Serviços Urbanos (SMSUrb), junto com o Gabinete do prefeito Sebastião Melo.

Em contrapartida, o parceiro da prefeitura poderá utilizar 15% da área total adotada para divulgar a sua marca, além de poder colocar no local uma placa mencionando as benfeitorias realizadas. Também poderá veicular em suas peças de divulgação o brasão da prefeitura e a frase institucional “Uma empresa parceira de Porto Alegre”. Mais informações estão disponíveis no site oficial prefeitura.poa.br.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Parcerias, Ana Pellini, as ideias podem incluir obras de arte, grafites e outras técnicas propostas pelo adotante.

“Além da renovação da pintura, solicitamos um projeto de iluminação com características cênicas”, acrescenta. “Ter o muro revitalizado para celebração dos 250 anos de Porto Alegre [em março de 2022] é uma de nossas prioridades.”

Elevada da Conceição

Também no Centro Histórico, começou nesta semana a pintura de seis pilares da Elevada da Conceição, localizada sob o viaduto de mesmo nome. As colunas serão grafitadas com temas alusivos a Grêmio e Inter. Cada clube bancou  os custos de sua unidade e escolheu um artista para a tarefa. As tintas foram doadas pela indústria Renner.

Os três pilares do Tricolor ficaram a cargo de Lucas Anão, que buscou inspiração nos estádios da Baixada dos Moinhos de Vento, Olímpico Monumental e Arena, junto com citações visuais de personagens históricos da agremiação.

Do lado colorado, o tema gira em torno de referências ao Estádio dos Eucaliptos e Beira-Rio antes e depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014. O trabalho tem a assinatura de Alan Vieira.

O viaduto começou a ser revitalizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) em fevereiro. Conforme o titular da pasta, Marcos Felipi Garcia, trata-se de uma iniciativa que contempla diversos aspectos urbanísticos da capital gaúcha:

“Esse é um serviço de recuperação da estrutura do Viaduto da Conceição e voltado também ao embelezamento da cidade. A parceria com a iniciativa privada serve inclusive para estimular a autoestima dos porto-alegrenses, começando pela entrada da cidade”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile