Ícone do site Jornal O Sul

Inundações provocam pelo menos 16 mortes na França

Carros destruídos após enchente em Biot (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

O presidente da França, François Hollande, afirmou neste domingo (04) que as inundações que afetaram no sábado (03) à noite o Sudeste da França provocaram pelo menos 16 mortes e que três pessoas estão desaparecidas. Segundo ele, a região será declarada em “estado de catástrofe natural”.

Hollande falou com a imprensa durante visita ao município de Biot, ao norte de Antibes, onde três pessoas morreram em um lar de idosos que foi inundado pela cheia do rio que passa pela cidade. As autoridades têm poucas esperanças de encontrar os desaparecidos com vida. Hollande viajou acompanhado do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, para visitar as cidades mais atingidas e sobrevoá-las de helicóptero.

O presidente assinalou que indenizações às vítimas serão pagas em um prazo de três meses e que será criado um fundo de compensação aos municípios mais prejudicados. Também disse que criará uma verba de financiamento dedicada aos comerciantes afetados para que possam reabrir o mais rápido possível seus negócios. A região mais afetada fica entre Nice e Mandalieu-a-Napoule. Os trens não circulam na região. Cerca de 29 mil famílias estão sem energia elétrica.

Sair da versão mobile