Os segurados do IPE Saúde com 50 anos ou mais contam com um diferencial durante o mês de novembro: as consultas com urologistas terão isenção da coparticipação. A ação integra o Novembro Azul, em uma campanha que busca a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância de cuidados integrais com a saúde do homem.
Para quem se enquadra nos critérios elencados, basta procurar um médico credenciado da rede IPE Saúde e marcar a consulta. A isenção é garantida automaticamente e é válida para uma consulta por pessoa.
A campanha é realizada pelo quinto ano consecutivo e busca incentivar a procura por profissionais e os cuidados com a saúde para otimização da prevenção relacionada às doenças masculinas, em especial ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula masculina que fica próxima da bexiga. Ela produz uma parte do sêmen, sendo importante para a reprodução humana.
Os sintomas do câncer de próstata se devem ao aumento de tamanho da glândula que termina por dificultar a passagem da urina pela uretra. São eles:
– dificuldade para urinar;
– demora para começar e terminar de urinar;
– presença de sangue na urina;
– diminuição da força do jato de urina;
– necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
No Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, estando atrás apenas do câncer de pele.
A maioria dos casos surge após os 65 anos de idade (75%). No nosso estado, a incidência tende a ser maior. O câncer de próstata inclui diversos tipos. Esta neoplasia pode ter um comportamento menos agressivo, levando anos para se manifestar, ou mais agressivo, em que se espalha pelo corpo de forma rápida e pode levar à morte.
O exame da próstata é feito pelo urologista através de toque, exame de sangue (PSA) e exames de imagem como a ecografia.
São considerados fatores de risco:
• Idade acima dos 50 anos
• Irmão ou pai com câncer de próstata
• Cor de pele preta
• PSA prévio elevado
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos sejam avaliados pelo médico urologista. Indivíduos com parentes de primeiro grau com câncer de próstata e da raça negra devem começar a avaliação aos 45 anos.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendam o rastreamento do câncer de próstata em homens que não tenham sinais ou sintomas suspeitos por entenderem que a maioria dos casos seria de pouca agressividade.
A campanha Novembro Azul foi criada na Austrália em 2003 com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. O Brasil aderiu à iniciativa em 2008 e, desde então, diversas instituições têm promovido ações para estimular a realização de exames preventivos.
O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta consideravelmente as chances de cura da doença. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.
