Ícone do site Jornal O Sul

iPhone 16 cai de avião e filma momento da queda; aparelho foi encontrado intacto

Foto de como ficou o iPhone após cair do avião na Alemanha. (Foto: Reprodução)

Um iPhone 16 Pro sobreviveu a uma queda superior a 800 metros de altura quando foi sugado para fora de um avião de pequeno porte que sobrevoava o Vale do Reno, na Alemanha. Depois do acidente, Ashley Prange, a dona do aparelho, publicou o vídeo que o iPhone registrou enquanto caía e fotos do estado do aparelho.

A velocidade aproximada da aeronave no momento em que o celular saiu da cabine era de 204 km/h.

Após o incidente, Prange usou o aplicativo Buscar (Find My) – o qual passará a ser usado pela LATAM na recuperação de bagagens extraviadas – para rastrear o último sinal do dispositivo, cuja localização apontava para uma área de floresta próxima à casa de um familiar. A necessidade de recuperação era alta, pois a capa do telefone guardava seu cartão de crédito e a carteira de motorista.

“Obviamente, achei que o aparelho estava perdido para sempre, mas assim mesmo resolvi verificar o app ‘Buscar iPhone’”, conta Ashley. “Ele mostrava que o celular havia sido detectado pela última vez em uma grande floresta”.

Após algumas horas de busca, ela localizou o aparelho e os documentos intactos. O telefone não tinha danos visíveis, ligou normalmente e todas as suas funções estavam operacionais. Ao verificar a galeria de imagens, Ashley descobriu que o próprio celular gravou de forma automática um vídeo da queda até o impacto no solo.

“Não sei como isso é possível. O telefone funciona perfeitamente!”.

Ashley deu parte dos créditos para a fornecedora de capinhas Bellroy, que também produz malas, bolsas, mochilas e pochetes.

Acidente parecido

Esse tipo de acidente não é inédito. Um acidente parecido aconteceu em janeiro de 2024, quando outro iPhone foi encontrado em perfeitas condições após cair de um avião da Alaska Airlines que tinha ficado sem as portas durante o voo.

Segundo relatos de Sean Bates, morador de Vancouver que encontrou o iPhone, o aparelho estava na beira de uma estrada de Portland. O ponto mais curioso é que o aparelho estava em plenas condições de funcionamento.

Além disso, a tela estava ativa e com um e-mail da Alaska Airlines aberto. O display estava totalmente intacto e sem qualquer rachadura, embora o aparelho estivesse usando uma película e capinha.

Como o iPhone caiu em uma área de gramado com cobertura do solo mais macia, isso pode ter preservado o bom estado do aparelho. Ainda assim, estamos falando de uma altitude de 4.876 metros.

Com o iPhone em mãos, Bates entrou em contato com a NTSB (Conselho Nacional de Segurança dos Transportes) e, para a sua surpresa, ele descobriu que outros smartphones também foram encontrados após o acidente aéreo. Contudo, a marca dos demais celulares não foi divulgada.

Sair da versão mobile