Ícone do site Jornal O Sul

Irã cobra pedido de desculpas de Arábia Saudita por tragédia em Meca

Rouhani disse: "Sr. Trump, não brinque com a cauda do leão, isso só levaria ao arrependimento". (Foto: Reprodução)

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, cobrou neste domingo (27) um pedido público de desculpas do governo da Arábia Saudita pela tragédia durante a peregrinação sagrada à Meca (Hajj), ocorrida na última quinta-feira (24). “Essa tragédia não pode ser esquecida e os países cobrarão uma resposta (da Arábia Saudita)”, afirmou Khamenei.

As declarações foram feitas depois de um pronunciamento do presidente iraniano, Hassan Rouhani, na ONU, durante o qual ele pediu uma investigação sobre o incidente. A Arábia Saudita acusa o Irã, por sua vez, de fazer ‘uso político’ da tragédia.

Pelo menos 769 pessoas morreram durante o tumulto, das quais mais de 140 eram iranianas. Foi o pior incidente do tipo em 25 anos. O tumulto ocorreu na manhã da última quinta-feira, quando duas multidões que caminhavam em direções opostas se encontraram. Os peregrinos participavam do maior ritual do Hajj (peregrinação sagrada a Meca) —o apedrejamento do diabo, conhecido como ‘Jamarat’, quando se acredita que o demônio tenha tentado o profeta Abrãao,

 

Sair da versão mobile