Ícone do site Jornal O Sul

Iraque lança ofensiva para retomar oeste de Mossul do Estado Islâmico

É a terceira fase da operação que visa libertar cidade, último reduto terrorista (Foto: Reuters)

Forças de Segurança iraquianas começaram neste domingo (19) o ataque terrestre aos bairros ocidentais da cidade de Mossul, último grande reduto do grupo extremista Estado Islâmico no Iraque. O primeiro-ministro iraquiano e chefe das Forças Armadas, Haider al Abadi, anunciou o começo da terceira fase da Batalha de Mossul para libertar a cidade dos terroristas, cujos bairros orientais, foram libertados em janeiro passado.

“Anunciamos o começo de uma nova página das operações ‘Chegamos Ninawa’ para libertar a parte oeste da cidade de Mossul das mãos dos bandos, para que nossas forças libertem os cidadãos do terrorismo, porque nosso objetivo é liberar o homem e depois a terra”, disse Abadi na televisão oficial.

Em seu discurso, o primeiro-ministro insistiu também na “necessidade de proteger os cidadãos das zonas liberadas”, que nas últimas semanas se queixaram da falta de serviços e da proliferação de roubos em casas abandonadas e comércios.

Além disso, insistiu que todas as instituições do Estado estão tombadas em “ajudar os deslocados e em abastecer de serviços as zonas liberadas” As agências humanitárias estão preparando ajuda e espaço para entre 250 mil e 400 mil civis que calculam que poderiam fugir da cidade por causa dos combates.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), entre 750 mil e 800 mil civis vivem nos distritos ocidentais da cidade controlados pelos jihadistas. (AG) 

Sair da versão mobile