Ícone do site Jornal O Sul

Irregularidades na emissão de licenças ambientais em Parobé

Identificação dos responsáveis pelas assinaturas é dificultada pela ausência do nome ou carimbo de identificação. (Foto: Reprodução/ Polícia Civil)

Por Gabriella Rocha*

Na manhã desta quarta-feira (10) a Polícia Civil, através da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no setor de Recursos Humanos da Prefeitura do município de Parobé, na região metropolitana de Porto Alegre. A investigação visa apurar a denúncia acerca de irregularidades na emissão de licença ambiental na cidade.

Foi constado e identificado a liberação de licenças de instalação e de operação acerca de atividades ambientais em desacordo com pareceres técnicos redigidos por servidores da secretaria. Também foi descoberto que, durante o período de tais emissões, o secretário do Meio Ambiente da época teria sido exonerado do cargo, por se negar a assinar as licenças ambientais. Ainda assim, a delegada Marina Goltz afirma que não foi possível identificar os responsáveis pelas assinaturas da Licença de Instalação e de Operação, pois “junto a tais documentos consta apenas a assinatura de duas pessoas, sem indicação de nome ou carimbo”. Dessa forma, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos com a finalidade de encontrar fichas cadastrais e conteúdos relacionando as assinaturas com possíveis suspeitos.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Sair da versão mobile