Ícone do site Jornal O Sul

Israel afirma que assumiu o controle do espaço aéreo de Teerã e pede evacuação de área da capital iraniana

Israel acusa o Irã de ter como alvo o hospital de Soroka, o principal do sul de Israel, que sofreu 'danos extensivos', segundo autoridades locais(Foto: Reprodução de vídeo)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta segunda-feira (16) que o país assumiu o controle do espaço aéreo de Teerã, capital do Irã.

Militares israelenses emitiram um alerta de evacuação para uma área chamada de Distrito 3 em Teerã. Um porta-voz afirmou que “todos os indivíduos presentes” devem deixar a zona. A área possui ministérios e embaixadas.

As Forças de Defesa de Israel informaram que destruíram um terço dos lançadores de mísseis do regime iraniano.

O conflito já matou quase 250 pessoas: 224 no Irã e 22 em Israel, segundo dados oficiais dos dois governos.

Fronteira

O Paquistão anunciou nesta segunda-feira que fechou toda a sua fronteira com o Irã por conta do conflito. Os dois países dividem uma fronteira de cerca de 940 quilômetros de extensão.

Rússia

O governo da Rússia, que está em guerra com a Ucrânia, afirmou nesta segunda que está pronto para mediar o conflito entre Irã e Israel caso isso seja requisitado.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que Moscou está acompanhando o conflito e mantém contato com lideranças de ambos os países do Oriente Médio.

Sair da versão mobile