O deputado Issur Koch (PP) denuncia que um grupo político “tem usado a Portos RS como biombo para criar obstáculos ao empreendimento do Porto Meridional que será construído no Litoral Norte, alavancando o desenvolvimento do Estado”.
O deputado, que preside a Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, conversou ontem com o colunista e disse que “esse movimento não defende o porto de Rio Grande, mas usa o nome da Portos RS para atacar o investimento privado no Porto Meridional”. Issur Koch considera pouco inteligente essa estratégia, “porque o Rio Grande do Sul precisa de um Backup alternativo ao porto de Rio Grande”. O deputado alertou ainda para outros interesses que podem estar envolvidos nesse movimento que se vale indevidamente da imagem da Portos RS:
“Cuidado a quem vocês se associam. Empresários da Serra já me alertaram que lamentam o movimento da Portos RS contra o porto Meridional, o que não é verdade. Daqui a pouco esse grupo de empresários que quer investir R$ 6 bilhões no nosso estado, cruza o Mampituba e cria o porto em Passo de Torres, retirando esse investimento histórico do Rio Grande do Sul”, afirma Issur.
PSD surge com bancada de sete deputados na Assembleia
O PSD prepara para a segunda quinzena de julho o anúncio do novo ciclo no estado, sob o comando do governador Eduardo Leite. Está previsto o anúncio da filiação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais. Um dos destaques, porém, será o anúncio da nova bancada, com sete deputados: além dos cinco deputados do PSDB, o partido receberá os deputados Thiago Duarte e Aloísio Classmann, do União Brasil.
Ruídos no diálogo com a direção do União Brasil
A debandada do União Brasil tem muito a ver com a afinidade com o governador Eduardo Leite, mas especialmente pela dificuldade da bancada em dialogar com o atual presidente da sigla no estado, o deputado Luiz Carlos Busato.
Republicanos também terá sete deputados
Outra bancada na Assembleia Legislativa que terá um aumento de cadeiras será o Republicanos. Atualmente com cinco cadeiras, o partido prepara-se para receber os deputados Elizandro Sabino (PRD) e Airton Lima (Podemos).
Eduardo Leite vai ao TCE pedir que seja mantida licitação para o dique de Eldorado do Sul
O governador Eduardo Leite fez ontem um movimento importante ao visitar o Tribunal de Contas do Estado para pedir pessoalmente a revisão da decisão que suspendeu a licitação para atualizar o projeto do dique de Eldorado do Sul. A licitação foi suspensa pelo conselheiro Estilac Xavier, com quem o governador reuniu-se ontem.
A procuradoria-geral do Estado apresentou um recurso de agravo à decisão que suspendeu o processo. A demora na contratação do projeto do dique de Eldorado do Sul expõe a população a riscos em razão da fragilidade do sistema de proteção contra enchentes.
Em nota oficial, a oposição afirma que a judicialização da questão do IOF “é afronta inaceitável ao Poder Legislativo”
Em nota oficial, cuja cópia foi encaminhada a esta coluna, a liderança da oposição na Câmara dos Deputados se posiciona em relação à decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF.
Segundo a nota assinada pelo líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL), “é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente político, tentando impor pela força do Judiciário aquilo que perdeu no voto, de forma ampla e transparente, dentro da Casa do Povo. Ao fazer isso, o governo declara guerra ao Congresso Nacional. O Projeto de Decreto Legislativo aprovado é absolutamente constitucional. Ele susta os efeitos de um decreto presidencial flagrantemente inconstitucional. O IOF é um tributo de natureza regulatória, e não arrecadatória”.
A nota afirma ainda:
“A resposta será firme. O Congresso saberá reagir à altura. O povo brasileiro não aguenta mais ser punido com mais impostos enquanto o governo insiste em dividir o país, governar na base do confronto e mentir para a população. A democracia exige respeito entre os Poderes”, e é isso que o presidente Lula e sua equipe estão, mais uma vez, violando deliberadamente.”
* Instagram: @flaviorrpereira