Ícone do site Jornal O Sul

Jairo Jorge comandará a prefeitura de Canoas pela terceira vez

Jornalista e político de 57 anos também já foi ministro interino da Educação (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito Jairo Jorge (PSD), 57 anos, voltará ao comando do Executivo de Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre). Ele obteve 82.137 dos votos válidos (53,06%), enquanto o atual mandatário Luiz Carlos Busato (PTB), 72 anos, recebeu 72.649 votos (46,94%) – mas não pode ir às urnas neste domingo (29), pois está com coronavírus.

No primeiro turno, ambos haviam superado outros sete postulantes ao comando da cidade, a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul (aproximadamente 348 mil habitantes). O político do PSD, que terá como vice Doutor Nedy (Solidariedade), já havia liderado a preferência do eleitorado no primeiro turno, com 71.968 votos (45,2%).

Jornalista com passagens por veículos como a TVE (Televisão Educativa), Jairo Jorge Antes, exerceu mandato de vereador na legislatura 1989-1993, como o mais votado para a Câmara Municipal na época). Ele, que já havia concorrido a prefeito em 1985, posteriormente conseguiria se eleger duas vezes consecutivas para o comando do Executivo: 2008 e 2012.

Também integrou a equipe do então prefeito porto-alegrense Tarso Genro em 2001 e foi ministro interino da Educação em 2004, durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu currículo consta, ainda, a atividade como pró-reitor da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) em 2006-2007.

Discurso

Por volta das 19h, o prefeito eleito de Canoas se encontrou com parceiros políticos no comitê central de campanha. Em seguida, discursou do alto de um caminhão de som, com mensagens de agradecimento e promessas como a de que vai “governar próximo aos moradores”.

“A partir de janeiro, vai ter prefeito na praça, no trem… porque prefeito ‘de gabinete’ não resolve, e sim o que está na rua. Canoas vai voar!”, declarou ao microfone.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile