Ícone do site Jornal O Sul

Jeb Bush anuncia pré-candidatura às eleições de 2016 nos EUA

Filho e irmão de dois ex-presidentes dos Estados Unidos, ele é o favorito do Partido Republicano para disputar a sucessão de Obama. (Foto: Nicholas Kamm/AFP/Getty Images)

O 11º político do Partido Republicano anunciou nesta segunda-feira (15) que pretende ser candidato a presidente nas eleições americanas de 2016. E ele é o favorito do partido.

Jeb Bush já morou na Venezuela e é casado com uma mexicana. Mas ele é de um partido, o Republicano, que não costuma apoiar os imigrantes.

Jeb governou a Flórida, estado americano cheio de latinos, e sabe que, para chegar à Casa Branca, precisa do voto deles. Mas, antes, tem que derrotar os colegas do próprio partido que também querem ser presidente dos Estados Unidos. Além dele, já são mais dez na disputa.

Jeb Bush lançou oficialmente a pré-candidatura nesta segunda em Miami. No discurso, criticou o governo de Barack Obama e falou que todos nos Estados Unidos têm o direito de subir na vida.

No logotipo da campanha, ele assina apenas como “Jeb”, sem o “Bush” herdado do pai, o ex-presidente George Bush e dividido com o irmão, o também ex-presidente George W. Bush.

Em família

O irmão do pré-candidato era o presidente quando as Torres Gêmeas foram abaixo nos atentados de 11 de setembro de 2001. Também foi ele que mandou as tropas americanas invadirem o Iraque, em 2003, porque achava que o país era uma ameaça, tinha armas de destruição em massa. Essas armas nunca foram encontradas. O que o irmão mais velho fez ainda deve dar muito trabalho para Jeb Bush.

Semanas atrás, em uma entrevista, ele disse que, se fosse hoje, também iria invadir o Iraque. Depois, bombardeado pelas críticas, voltou atrás e garantiu que não tinha entendido a pergunta direito e afirmou que não iria invadir, não. (Jornal Nacional)

Sair da versão mobile