A seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) cassou nessa segunda-feira a inscrição de advogado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, segundo o site Consultor Jurídico. A decisão foi tomada pelo pleno da entidade em sessão secreta. Cabe recurso.
O pedido de cassação do registro de advogado do ex-ministro corre em sigilo. O nome do autor não foi informado. O pedido foi realizado depois de Dirceu ter sido condenado na ação penal 470, o processo do mensalão, por corrupção ativa. A reportagem não conseguiu contato com o advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa Dirceu.
O ex-ministro é formado em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e é inscrito na OAB desde 1987. A carteira da Ordem permite exercer a profissão de advogado.
No ano de 2010, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB manteve o registro. O pedido se baseava na cassação de Dirceu do mandato de deputado federal por falta de decoro parlamentar no escândalo do mensalão.
José Dirceu cumpria prisão domiciliar em Brasília quando voltou a ser preso no dia 3 deste mês, durante a 17 fase da Operação Lava-Jato, da PF (Polícia Federal), suspeito de praticar crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Na ocasião, o advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro neste caso, concedeu uma entrevista coletiva em que afirmou que o ex-ministro é bode expiatório da operação e que a prisão é política. (AG)
