Mesmo não sendo da carreira, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, quer colocar diplomatas nos principais postos ligados às áreas econômica e comercial, a começar pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), que terá como secretária-geral Tatiana Rosito, até então assessora especial do Ministério do Planejamento, no lugar de Anamelia Seyffarth. Antes ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a Camex passou para o Palácio do Planalto.
A Apex (Agência de Promoção de Exportação e Investimentos) será presidida por Roberto Jaguaribe, hoje embaixador na China. A Apex é presidida por David Barioni. Serra também colocará o embaixador Sergio Amaral, ex-ministro da Indústria e Comércio no governo Fernando Henrique Cardoso, na embaixada do Brasil em Washington (EUA). Amaral terá papel fundamental no fortalecimento do Brasil com os Estados Unidos.
O ministro também quer dois secretários-gerais: Sergio Danese, que já estava no cargo; e Marcos Galvão, atual chefe da delegação brasileira na Organização Mundial do Comércio, em Genebra, na Suíça. O grande desafio de Serra é correr atrás de acordos comerciais. As prioridades são Estados Unidos, Argentina, Aliança do Pacífico, Ásia, União Europeia e Oceania. (AG)
