O presidente da França, François Hollande, concedeu nesta segunda-feira (24) a Legião de Honra aos três jovens norte-americanos e ao britânico que neutralizaram na sexta-feira (21) Ayoub El-Khazzani no momento em que o marroquino tentava abrir fogo com um fuzil em um trem lotado de passageiros.
Spencer Stone, 23 anos. e Alek Skarlatos, 22 – dois soldados de férias na Europa –, seu amigo Anthony Sadler, 23, e o britânico Chris Norman, 62, receberam a distinção em uma cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris. Eles impediram o ataque de El-Khazzani em um trem da rede Thalys que viajava entre Amsterdã (Holanda) e a capital francesa.
A maior condecoração da França também será entregue em uma cerimônia posterior a um passageiro francês – que deseja permanecer no anonimato –, que foi o primeiro a tentar neutralizar o agressor, e ao franco-americano Mark Moogalian, de 51, que foi ferido por um tiro e permanece internado em um hospital em Lille.
No trem, também estava o ator Jean-Hugues Anglade (dos filmes “Killing Zoe” e “Nikita”). Ele teria se machucado ao quebrar um vidro para acionar um alarme. O artista teve apenas cortes leves.
Os investigadores prosseguem nesta segunda-feira (24) com o interrogatório do suspeito, que passou a terceira noite detido. O marroquino negou motivação terrorista e alegou que desejava executar um roubo, uma versão descartada tanto pelos investigadores quanto pelos passageiros norte-americanos. (AG)
