Ícone do site Jornal O Sul

Juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas estão mais altos

Conforme a Anasps, há dezenas de agências inauguradas em 2014 e 2015 que estão operando com apenas um servidor (Foto: Gustavo Roth/Folhapress)

As taxas máximas de juros do crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão mais altas a partir desta segunda-feira (09). A elevação foi aprovada no mês passado pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) e publicada hoje no Diário Oficial da União.

Para o empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês, acrescentou o Ministério da Previdência Social. O CNPS debatia o aumento da taxa de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas desde maio deste ano. Segundo a pasta, o sistema financeiro que opera o crédito consignado para aposentados e pensionistas pedia um aumento maior ainda, o que não foi aceito.

O limite do crédito consignado também foi ampliado de 30% para 35%, segundo lei sancionada no dia 22 de outubro. De acordo com o texto, esse percentual a mais, de 5%, só poderá ser usado para bancar as despesas com cartão de crédito. (AG)

Sair da versão mobile