Ícone do site Jornal O Sul

Justiça condena Google a pagar 900 mil reais de multa por não retirar vídeos que ofendem um prefeito

Gigante das buscas teria descumprido determinação judicial para retirar do ar vídeos publicados no YouTube com ofensas ao então candidato a prefeito de Cascavel (PR) Edgar Bueno. (Crédito: Reprodução)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu punir a Google Brasil Internet Ltda. com multa de 900 mil reais por descumprimento de determinação judicial para retirar do ar vídeos publicados no YouTube nas eleições de 2012. Os vídeos, segundo o TSE, continham expressões ofensivas à honra do então candidato a prefeito de Cascavel (PR) Edgar Bueno.

Questionamento da decisão. 

A decisão ainda precisa ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o que não tem data prevista para ocorrer. Após a publicação, a empresa poderá entrar com embargo de declaração, recurso que questiona aspectos na decisão judicial considerados obscuros ou que carecem de esclarecimentos. Esse tipo de recurso, no entanto, não pode modificar a decisão do tribunal.

A multa mantém decisão anterior da Justiça Eleitoral paranaense, que havia determinado punição com pagamento de 30 mil reais diários pela manutenção dos vídeos considerados ofensivos. Ao votar por manter a multa, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que o descumprimento da determinação judicial inicial foi algo “gravíssimo”.

Descumprimento de decisão judicial. 

“Houve descumprimento de ordem judicial, o que, no meu entendimento, é algo gravíssimo. E não foi algo isolado. À Google Brasil descumpriu também em vários outros feitos as ordens judiciais. Então, verificando esses elementos, eu entendo que não é o caso, portanto, de diminuir o valor da multa aplicada”, afirmou o ministro, que foi seguido pela maioria dos votos. No mesmo processo, segundo o TSE, houve pedido da União para que a empresa fosse incluída na dívida ativa da Procuradoria da Fazenda Nacional pelo não pagamento da multa eleitoral. O pedido, no entanto, foi negado.

 

Sair da versão mobile