Ícone do site Jornal O Sul

Justiça do Rio de Janeiro determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

As empresas de telefonia foram notificadas da decisão no fim da manhã (Foto: Reprodução)

A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (19) o bloqueio do WhatsApp em todo o  Brasil. O motivo, assim como aconteceu em outras ocasiões no País, envolve o fato de o aplicativo não compartilhar informações para investigações criminais. A determinação é da juíza Daniela Barbosa de Souza, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias.

A determinação é que o bloqueio seja feito de modo imediato. As empresas de telefonia foram notificadas no fim da manhã. A magistrada disse que, antes de tomar a decisão, já havia pedido que o aplicativo quebrasse o sigilo de mensagens sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. Em resposta, o WhatsApp disse que não armazena esse tipo de informação, o que impossibilita o repasse dos dados.

Segundo a juíza, o Facebook, proprietário do aplicativo, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial na Baixada Fluminense. Ela acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, em inglês, “como se esta fosse a língua oficial deste País” e tratou o Brasil “como uma republiqueta”.

 

 

 

Sair da versão mobile