Ícone do site Jornal O Sul

Justiça Eleitoral rejeita pedido do Ministério da Defesa sobre dados de votações passadas

Ofício assinado pelo presidente do TSE explica ao ministro da Defesa que algumas das solicitações não podem ser passadas por escrito. (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta segunda-feira (8) solicitação do Ministério da Defesa que pedia acesso a documentos das eleições gerais de 2014 e 2018, por considerar que as instituições que fiscalizam o processo eleitoral não têm poder de análise sobre pleitos passados.

Em um anexo a respostas técnicas da Corte enviadas ao Ministério da Defesa, o TSE argumenta ainda que o pedido de acesso a tais informações expirou em 13 de janeiro de 2015, no caso das eleições de 2014, e em 17 de janeiro de 2019, para o pleito realizado em 2018.

“As entidades fiscalizadoras do processo eleitoral… não possuem poderes de análise e fiscalização de eleições passadas, não lhes cumprindo papel de controle externo do TSE”, diz o documento da Justiça Eleitoral.

O anexo traz respostas a 12 pontos questionados pelo Ministério da Defesa em ofício encaminhado ao tribunal em 23 de junho.

Ofício-circular assinado pelo presidente do TSE, Edson Fachin, que acompanha o documento, explica ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, que algumas das solicitações não podem ser passadas por escrito.

“Da leitura das prescrições normativas, haure-se claramente que a comunicação escrita não se presta a detalhar para as entidades fiscalizadoras elementos sobre especificação e desenvolvimento de sistemas que devam ser aferidos exclusivamente in loco na ambiência do Tribunal Superior Eleitoral”, disse Fachin no ofício.

Também nesta segunda, o presidente do TSE enviou ofício ao ministro da Defesa comunicando a retirada do coronel do Exército Ricardo Sant’Anna da comissão de transparência eleitoral criada pela Corte, após informações na imprensa de que ele divulgaria informações falsas sobre o sistema eleitoral nas redes sociais.

Técnicos das Forças Armadas designados pelo Ministério da Defesa realizam o procedimento desde a última quarta-feira (3), após a pasta pedir acesso aos códigos-fonte com caráter “urgentíssimo”.

Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Sair da versão mobile