Ícone do site Jornal O Sul

Justiça veta repasse de verba pública para o comitê organizador dos Jogos Olímpicos

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou nesta sexta-feira (12) que os governos federal e municipal se abstenham de repassar qualquer recurso público para o comitê organizador da Olimpíada do Rio. A transferência só poderá ocorrer após a Rio 2016 dar total transparência a receitas e despesas, bem como dar justificativa para a necessidade de apoio dos cofres públicos para a realização do evento.

A decisão, que atendeu pedido de liminar feita pelo Ministério Público Federal, não deixa claro se a determinação inclui repasse via patrocínio, modelo previsto para o uso de recursos federais. O comitê vem enfrentando dificuldades financeiras, que exigiram cortes em serviços como energia, alimentação e pessoal. A ausência dos recursos emergenciais pode dificultar ainda mais o fluxo de caixa da entidade, exigindo novo enxugamento.

O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse, no dia 4 deste mês, véspera da cerimônia de abertura dos Jogos, que a União e a prefeitura do Rio repassariam R$ 270 milhões no total ao comitê organizador para ajudar na realização das cerimônias da Olimpíada e Paralimpíada. Ele não deu detalhes sobre de que forma o apoio seria feito. (Folhapress)

Sair da versão mobile