Ícone do site Jornal O Sul

Lady Gaga revela real motivo para cancelamento de show no Brasil em 2017: “Desmoronei completamente”

Lady Gaga reuniu 2,1 milhões de pessoas em show histórico em Copacabana, no Rio de Janeiro, em maio de 2025. (Foto: Reprodução)

A cantora Lady Gaga revelou, pela primeira vez, detalhes íntimos sobre o que realmente a levou a desistir do Rock in Rio em 2017. A decisão pelo cancelamento do aguardado show no Rio de Janeiro foi tomada na véspera da apresentação, algo que deixou milhares de fãs brasileiros frustrados. Em entrevista à edição americana da revista “Rolling Stone”, a artista contou que vivia um episódio de surto psicótico, informação que ela manteve em sigilo por sete anos.

À época, a justificativa oficial apresentada pela equipe da cantora foi uma forte crise de dores musculares provocadas pela fibromialgia, condição crônica que Gaga de fato enfrenta. Ainda assim, o anúncio repentino gerou comoção. A frase escrita por ela no X, “Brazil, I’m devastated” (“Brasil, estou devastada”, em tradução livre), viralizou imediatamente e continua sendo lembrada até hoje.

“Tive um surto psicótico durante a turnê ‘Joanne'”, afirmou Gaga à revista. Além do cancelamento no Rio, a cantora interrompeu mais nove apresentações e chegou a ser internada num hospital psiquiátrico. “Foi muito assustador, teve uma hora que eu achei que nunca mais ia voltar. Me sinto sortuda por estar viva hoje. Sei que isso pode soar dramático, mas só eu sei onde estive”, completou.

A artista continuou o relato: “Eu cancelei a turnê. Houve um dia em que fui ao hospital para receber atendimento psiquiátrico. Eu precisava fazer uma pausa. Eu não conseguia fazer nada… Eu desmoronei completamente. Foi realmente assustador”.

O período turbulento coincidiu com a fase pós-“Nasce uma estrela”, filme de 2018 que Gaga gravou um ano antes da turnê e que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz e uma indicação ao Oscar. “Fiz o filme todo tomando lítio”, revelou, citando o medicamento frequentemente indicado para transtornos como depressão grave e bipolaridade.

Segundo a artista, foi um longo processo até conseguir “reconstruir” sua estabilidade emocional e física. Ela destaca o papel fundamental do parceiro, Michael Polansky, nesse percurso desafiador. Hoje, Gaga afirma se enxergar como “uma pessoa saudável e inteira”.

A cantora vive um novo momento na carreira. Em março de 2025, lançou o álbum “Mayhem”, o mais elogiado de sua discografia recente e que concorre a sete categorias do Grammy. “Foram muitos meses recuperando tudo o que eu perdi. Acho que foi por isso que dei o nome de ‘mayhem’ [‘caos’, em português]”, contou.

Enfim, ela veio

Depois da frustração dos fãs de Lady Gaga por não ter vindo ao Brasil em 2017, os little monsters puderam matar a saudade em maio deste 2025, com grande show em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O show da cantora levou um público estimado em 2,1 milhões de pessoas às areias do bairro e trouxe 600 mil turistas à cidade. Dados da Embratur indicaram que ao menos 65 mil visitantes que chegaram ao município eram estrangeiros.

A mega-apresentação na Praia de Copacabana foi assunto entre perfis estrangeiros especializados na cobertura do universo artístico nas redes sociais. O evento foi o maior show na carreira da americana de 39 anos. Imagens da massa de gente sobre a areia viralizaram entre internautas “gringos”.

O jornal britânico “BBC” chamou atenção para as “grandes multidões” em reportagem sobre o mega evento. “Alguns fãs — conhecidos como ‘little monsters’ de Gaga — começaram a formar filas logo cedo pela manhã e esperaram em longas filas para ter acesso à praia”, relatou. A emissora estatal francesa “France 24” também noticiou o fato. “Multidões vão para Copacabana para assistir aos shows gratuitos de Lady Gaga”, informou o canal. As informações são de O Globo.

Sair da versão mobile