Ícone do site Jornal O Sul

Lewandowski marca de letra, Bayern goleia Düsseldorf e se aproxima do título do Campeonato Alemão

Lewandowski marca de letra pelo Bayern. (Foto: Reprodução/Bayern)

Parece questão de tempo para o Bayern de Munique ser campeão alemão. Ou melhor, octacampeão. Neste sábado, o gigante da Baviera goleou o Fortuna Dusseldorf por 5 a 0, na Allianz Arena, pela 29ª rodada, e colocou a mão na taça. Faltam três vitórias nos cinco jogos restantes da Bundesliga para o troféu ser conquistado.

O placar de 5 a 0 foi construído com gols de Lewandowski (duas vezes), Zanka (contra), Pavard e Davies. A vitória levou o Bayern para 67 pontos, abrindo dez de diferença para o segundo colocado Borussia Dortmund, que enfrenta o Paderborn fora de casa, neste domingo. O Fortuna, por sua vez, é o 16º, com 27 pontos, e luta para se livrar do rebaixamento.

Com os dois gols marcados, Lewandowski chegou aos 29 no Alemão e 43 na temporada, igualando os números de sua temporada mais goleadora da carreira — em 2016/2017, também marcou 43 vezes.

Na Allianz Arena, o gol contra de Zanka, aos 15 minutos, abriu a porteira. Pavard ampliou aos 29, e o doblete com um golaço de letra de Lewandowski definiram a goleada aos 43 e 50 minutos. Pouco depois, Alphonso Davies fechou a conta, aos 54.

Chuteira de Ouro

Lewandowski tira proveito do retorno do Campeonato Alemão antes de outras ligas nacionais na Europa. O atacante do Bayern de Munique voltou com tudo depois da paralisação causada pela pandemia da Covid-19 e assumiu a liderança da Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro das competições nacionais do Velho Continente.

São quatro gols em quatro partidas. Os dois últimos saíram na goleada sobre Fortuna Düsseldorf, sábado, e fizeram com que o polonês tomasse a dianteira do atacante Immobile, da Lazio. Lewa chegou a 29 gols (58 pontos), enquanto que o italiano, ainda sem jogar uma vez que o Calcio segue parado, soma 27 gols (54 pontos).

Outros atacantes que atuam na Alemanha, além de Lewandowski, estão bem na corrida pela Chuteira de Ouro. Timo Werner, do Red Bull Leipzig, está em terceiro, com 24 gols e 48 pontos. Atrás dele, em quarto, outro jogador da Bundesliga: a sensação norueguesa Haaland, do Borussia Dortmund, com 26 gols e 44 pontos (ele soma menos pontos porque parte dos gols marcados na temporada foi pelo Red Bull Salzburg, da Áustria, onde o gol tem pontuação menor).

Nas últimas dez temporadas, em apenas uma nem Messi nem Cristiano Ronaldo ficou com a Chuteira de Ouro. Na temporada 2019/2020, Lewandowski abriu vantagem em relação aos dois. O português, astro da Juventus, é o quinto no ranking, com 21 gols (42 pontos). O argentino do Barcelona está em sexto lugar, com 19 gols e 38 pontos.

Sair da versão mobile