Ícone do site Jornal O Sul

Líderes europeus decidem manter apoio financeiro à Grécia

Donald Tusk disse que a ajuda financeira será dada mediante o compromisso do governo grego de levar adiante "sérias reformas" econômicas (Foto: Virginia Mayo/AP)

O presidente do Conselho da UE (União Europeia), Donald Tusk, anunciou nesta segunda-feira (13) que os chefes de Estado da Zona do Euro alcançaram um acordo que permite negociar e ajudar financeiramente a Grécia. A cúpula emergencial começou no domingo (12), após o fracasso da reunião de ministros de Economia e Finanças do Eurogrupo, prosseguiu pela madrugada e só terminou após quase 17 horas de discussões.

Os líderes decidiram, por unanimidade, manter o apoio financeiro à Grécia, garantindo a permanência do país na Zona do Euro. “A reunião alcançou por unanimidade um acordo. Está tudo pronto para um programa de ajuda para a Grécia”, informou Tusk. Ele disse que a ajuda financeira será dada mediante o compromisso do governo grego de levar adiante “sérias reformas” econômicas. Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas é esperado que os gregos anunciem até quarta-feira (15) um pacote de reformas econômicas exigido pela UE.

Tusk afirmou ainda que o acordo costurado para iniciar as negociações para o terceiro resgate da Grécia irá permitir um maior apoio ao país. “Nós concordamos, em princípio, que estamos prontos para começar as negociações para trazer um programa para o MEE [Mecanismo Europeu de Estabilidade], que em outras palavras significa continuar a apoiar a Grécia”, afirmou.

“Batalha dura”

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que seu governo travou uma “batalha dura” durante seis meses e “lutou até o final para um acordo que permitirá a recuperação do país”. “Enfrentamos dilemas difíceis e tivemos que fazer concessões para evitar a aplicação dos planos de alguns círculos ultraconservadores europeus”, destacou. (AG) 

Sair da versão mobile