Ícone do site Jornal O Sul

Liga da Defesa Nacional

“…robustecer, na opinião pública nacional, um elevado sentimento de Patriotismo”. Olavo Bilac.

A Liga da Defesa Nacional é uma entidade centenária, criada pelo poeta Olavo Bilac em 1916, no contexto da eclosão da I Guerra Mundial e da consolidação dos estados nacionais e das nacionalidades, tendência histórica da civilização ao início do Século XX.

Nesse cenário, a Liga, como popularmente é conhecida, estruturou-se nacionalmente com os propósitos centrais de fortalecer o sentimento de patriotismo e os valores do civismo entre os brasileiros.

O patriotismo é atávico, é um sentimento natural do ser humano; expressa o seu vínculo afetivo com o lar, com o chão onde nasceu, com seus antepassados, com sua cultura e com sua História. A Nação é concreta: povo e território. A Pátria é sentimento, é afeto pela Nação. E civismo é o respeito consciente a tudo isso.

Para o Brasil, o patriotismo e o civismo são as grandes forças que unem os cidadãos, de Norte a Sul, de Leste a Oeste deste imenso território, união essencial para gerar as condições de indução do desenvolvimento social e para propiciar a necessária consistência à civilização brasileira.

Atendendo a esses pressupostos, a LDN/RS conduz, no Estado, reuniões, palestras, seminários e eventos cívicos-patrióticos, eventualmente em conjunto com outras instituições, públicas ou privadas. Entre os eventos programados, destacam-se as comemorações da Semana da Pátria em homenagem à PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, o Dia da Bandeira e a cerimônia da ORDEM DO MÉRITO CÍVICO.

Ressalte-se, no contexto da Semana da Pátria, a realização da Corrida do Fogo Simbólico, maratona cívica que se realiza entre os dias 15 e 30 de agosto, e que tem por objetivo entregar diretamente na maioria dos municípios gaúchos uma centelha simbólica do Fogo da Pátria para dar início às comemorações da Independência do Brasil a cada ano. Em 2025, a Liga conduziu a 88ª edição ininterrupta da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria no Rio Grande do Sul; em dez eixos diferentes, foram percorridos pelas equipes da Liga mais de vinte mil quilômetros no Estado.

A Liga, no Rio Grande do Sul, é estruturada a partir dos postulados do Estatuto Social da entidade nacional. É integrada por compatriotas voluntários, de todas as origens, credos e profissões, ou seja, por brasileiros que têm o ideal de contribuir com o fortalecimento da Pátria de todos nós. E da mesma forma como se organiza em entidade regional, lança para os municípios gaúchos o desafio de também estruturarem Núcleos da Liga da Defesa Nacional ou indicarem representantes para atuarem em sintonia com a LDN/RS e, assim, tornarem as ações patrióticas e cívicas mais eficazes e abrangentes no Estado.

O Brasil, Nação independente e soberana, tem as condições de estruturar uma grande e próspera civilização. No entanto, há algumas premissas para isso, entre elas estabelecer ambiente acolhedor e promissor para os brasileiros. Acolhedor no sentido de dar segurança para os cidadãos, segurança física e emocional; e promissor, para gerar a confiança dos filhos da terra nos resultados de seu trabalho e de sua arte.

Essa é a tarefa gigantesca para a qual a LDN/RS se propõe a contribuir juntamente com outros setores da Nação. Pressupõe-se que, enquanto nós, brasileiros, amarmos nossa querência, sagrarmos nossos símbolos e nos orgulharmos de nossa História, ou seja, enquanto formos patriotas, estaremos fortalecendo o Brasil e concorrendo para concretizar o Projeto de Nação desenvolvida, independente e soberana que sonhamos ter. E com fundamento em dois princípios básicos, duas cláusulas pétreas da nacionalidade: a manutenção da integridade territorial e a preservação da soberania sobre o belo espaço físico que nossos antepassados nos legaram com muito sacrifício e mesmo à custa de sangue de compatriotas.

São os compromissos perenes da Liga da Defesa Nacional / RS.

A síntese de seus esforços está expressa no lema A ALMA DE UMA NAÇÃO É O ESPÍRITO PATRIÓTICO DE SEU POVO.

Marco Dangui Pinheiro

Cel Vet EB – Pres LDN/RS

Sair da versão mobile