Ícone do site Jornal O Sul

Lila Borges canta a mulher brasileira no Sarau do Solar da ALRS

Lila Borges (Foto: Divulgação)

A cantora, compositora e multi-instrumentista Lila Borges é a atração no Sarau do Solar do dia 12 de abril, às 18h30min, com o espetáculo Mulher Popular Brasileira, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. Lila Borges apresenta composições criadas por mulheres brasileiras, grandes compositoras que fizeram e fazem a história da MPB. Lila inclui no repertório suas próprias composições e músicas consagradas pela interpretação de cantoras como Elis Regina.  Mulher Popular Brasileira reúne, entre outras, canções de Dolores Duran, A noite do meu bem; Angela Ro Ro, Amor, meu grande amor; e Rita Lee e Zélia Duncan, Pagu.

Em apresentação solo, Lila canta e toca diversos instrumentos como violão, Cajon, berimbau, pandeiro e tamborim. O repertório é resultado de uma pesquisa sobre a atuação da mulher na história da música no Brasil, resgatando obras assinadas por mulheres, e apresentando curiosidades e informações relevantes sobre essas composições e suas autoras. No espetáculo, a problemática de gênero é tratada de uma forma poética, desafiadora, simples e enriquecedora para a cultura brasileira.

Lila iniciou sua carreira artística em 2004, quando integrou grupos musicais formados por Rafael Marques (bateria), Paulinho “Mineiro” Glanzmann (contrabaixo), e Roger Chacon (violão), com quem formou a dupla “Lila e Skin”. Como educadora musical, desenvolve, desde 2007, na educação infantil o projeto Parapiás, levado para todo o Estado através de oficinas e que resultou na gravação independente de seu primeiro CD autoral para crianças. Em 2014, preparou um repertório especial de Samba Jazz e tocou com os músicos Bruno Braga (bateria), Edu Saffi (contrabaixo), Giovanni Berti (percussão) e Luiz Mauro Filho (piano).

Em 2016, iniciou uma pesquisa sobre a atuação feminina na música do Brasil, que resultou no show Mulher Popular Brasileira. Teve, em novembro de 2016, a participação das mulheres tamboreiras do Grupo Iyalodê Idunn, grupo de percussão do ponto de cultura Quilombo do Sopapo.

Recentemente, apresentou o show “Lila Borges canta Elis”, acompanhada da pianista Dionara Schneider, no projeto Chapéu Acústico, realizado na Biblioteca Pública RS e que reúne artistas consagrados da música gaúcha.

Sair da versão mobile