Ícone do site Jornal O Sul

Livro “Os gigantes estiveram aqui” documenta a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre

Autor do livro, André Malinoski, conta com riqueza de detalhes como foram os cinco jogos do Mundial de 2014 realizados na Capital gaúcha. (Foto: Arquivo pessoal)

Cinco jogos inesquecíveis que mudaram a cara de Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014. O jornalista André Malinoski, editor de Esporte do jornal O Sul, discorre justamente sobre o evento que mudou a cara da Capital gaúcha no livro “Os gigantes estiveram aqui: como foram as cinco partidas e os bastidores da Copa de 2014 em Porto Alegre”, sua primeira obra a ser publicada pela Versus Editora. O livro conta, com riqueza de detalhes, como foram as partidas em si, a repercussão da passagem de astros do futebol mundial como Lionel Messi, Arjen Robben, Karim Benzema, Manuel Neuer e outros por Porto Alegre, as estatísticas e as escalações de cada jogo, os esquemas táticos e curiosidades como quem correu mais em campo e a posição final de cada equipe no Mundial.

Malinoski também brinda o leitor com narrativas sobre como trabalha um jornalista esportivo na cobertura de um evento grandioso como uma Copa do Mundo. Tudo isso sem deixar de lado a emoção e o envolvimento completo do autor com a competição que ele mesmo diz tanto gostar e ter se sentido realizado ao fazer a cobertura do Mundial de futebol no Brasil e, em especial, em Porto Alegre.

Além disso, a obra apresenta histórias sobre dois torcedores especiais: um que foi testemunha de jogos por duas Copas num período de 64 anos e outro que conseguiu comparecer às cinco partidas realizadas no Estádio Beira-Rio em junho do ano passado. Há também o relato sobre a Fan Fest, o Caminho do Gol, especialmente quando a Holanda jogou na Capital e coloriu de laranja as ruas do Centro até a casa colorada, que sediou os cinco compromissos, um capítulo inteiro dedicado à estada da seleção do Equador em Viamão e uma entrevista exclusiva com o zagueiro Erazo sobre o acolhimento dos gaúchos.

O livro também traz um belo caderno especial de 32 páginas com fotos coloridas dos jogos e dos eventos que Porto Alegre sediou naquele período, de autoria dos fotógrafos Lucas Uebel e Jackson Ciceri. A obra é avalizada por grandes nomes do jornalismo local e nacional como Ruy Carlos Ostermann, que cobriu 13 Mundiais, com seu rico relato na primeira orelha do livro. O ex-editor de O Sul Júlio Sortica escreveu o prefácio e Mário Marcos de Souza, comentarista do canal SporTV, foi o responsável pelo texto da contracapa.

Aproveitando a proximidade do Natal, o livro “Os gigantes estiveram aqui” é uma boa pedida de presente. Um documento rico e que não afasta aqueles dias de junho de 2014 da memória de todo porto-alegrense. Ótima leitura!

Lançamento e sessão de autógrafos: 19 de dezembro (sábado)
Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country
Horário: das 13h às 17h30min

Sair da versão mobile