Ícone do site Jornal O Sul

Livro resgata parte da história do automobilismo gaúcho

Aristides Bertuol – o piloto da carretera nº 4

"Aristides Bertuol – o piloto da carretera nº 4" relembra "o tempo das carreteras". Foto: Divulgação

Em uma manhã de setembro no final da década de 40, a então pacata Avenida Farrapos, em Porto Alegre, era palco para o desfile dos roncos dos motores dos carros que disputavam a primeira Copa Rio Grande do Sul de Automobilismo. Neste dia começava a carreira de Aristides Bertuol.

O ‘piloto da carretera nº 4’ protagonizou algumas das mais significativas passagens que ajudam a contar a história das corridas de automóveis em circuitos, autódromos e estradas do Brasil – e ganham, agora, documentação nas páginas de um livro temático. Combinando entrevistas, registros históricos e um valioso acervo fotográfico da época, a publicação pretende reconstruir o ‘tempo das carreteras’ em uma produção literária de 200 páginas, parte documental, parte biográfica.

A apresentação do projeto da obra ‘Aristides Bertuol – o piloto da carretera nº 4’ está programada para o próximo dia 15 de junho, às 17h, no Jardim Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).

Na oportunidade, um automóvel Chevrolet 1939, equipado com motor de Corvette V8, similar à carretera nº 4 pilotada por Aristides Bertuol, estará em exibição.

Sair da versão mobile