Ícone do site Jornal O Sul

Lula afirma que foi condenado por Sérgio Moro sem provas

No dia seguinte à condenação na Lava-Jato, ex-presidente reuniu líderes petistas e de movimentos sociais na sede do PT, em São Paulo. (Foto: Reprodução)

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (13), na sede nacional do PT, centro de São Paulo, o ex-presidente Lula recebeu o apoio e solidariedade de partidários e parlamentares do PT e repetiu reiteradas vezes que foi condenado por 9 anos e meio de prisão sem provas.

“A única prova que existe nesse processo é a da minha inocência”, disse o ex-presidente. “Eu acho que o Moro tem que prestar contas à História, que vai dizer quem está certo e errado”, completou. “Quem acha que é o fim do Lula, quebrou a cara”, disse.

O ex-presidente rebateu a tese de que existem provas contra ele no processo, que o levou a ser condenado. “Queria desafiar os meus inimigos e donos meios de comunicação que fizessem um esforço incomensurável para apresentar uma única prova. Porque a única prova que eles apresentam foi um papel rasurado”, criticou.

“Se alguém tiver uma prova contra mim, por favor, diga. Mande para a Justiça, mande para a Suprema Corte, mande para a imprensa. Eu ficaria mais feliz se fosse condenado por conta de uma prova”, afirmou. “Nós vamos recorrer em todas as instâncias de todas as arbitrariedades. (…) É preciso fazer processo contra quem mentir, contra quem não disser a verdade nesse País.”

“A Justiça não pode mentir. Não pode tomar decisões políticas. Ela tem que tomar decisões baseadas nos autos. (…) A única prova é a da minha inocência”, afirmou. “Eu prestei vários depoimentos, e era visível que o que menos importava era o que você falava, eles já estavam com o processo pronto.” “O que me deixa indignado, mas sem perder a ternura, é você perceber que está sendo vítima de um grupo de pessoas que conta mentiras.”

Na decisão, Moro afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente e que ficou provado nos autos que Lula e sua esposa Marisa Letícia (já falecida) eram os proprietários de fato do apartamento.

O ex-presidente e seus advogados disseram que vão recorrer em todas as instâncias e irão questionar a sentença do juiz Moro no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Lula criticou o juiz, que, na sua visão, escreveu 60 páginas na condenação para se justificar pela falta de provas.

Lula ainda lembrou que tem mais processos do tipo a enfrentar e disse que a sentença proferida pelo magistrado tinha a intenção de retirá-lo do jogo político, mas que ele não ficaria fora, e por isso, reivindicou apoio do PT o direito de se postular como candidato a presidente nas próximas eleições.

Ao final da coletiva, do lado de fora da sede do PT, cerca de 500 manifestantes presentes ouviram as manifestações dos senadores Gleisi Hoffman e Lindbergh Farias, falando que eleição sem a presença do Lula seria fraude e que esperavam que a sentença de Moro fosse revista nas instâncias superiores.

Sair da versão mobile