Ícone do site Jornal O Sul

Lula celebra medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste sábado (14) a vitória do atleta de slalom gigante Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Itália.

Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o Braathen “entra para sempre na história do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026”.

“O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões”, publicou o presidente.

Com a vitória, o jovem de 25 anos se tornou o primeiro atleta a conquistar uma medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno.

O esquiador registrou o melhor tempo nas duas descidas do slalom gigante na manhã deste sábado. Na primeira parte da prova, assumiu a liderança da disputa com o tempo de 1m13s92, registrando 0s95 à frente do segundo colocado, o suíço Marco Odermatt. O esquiador terminou a prova com tempo somado de 2min25s00, 0s58 à frente de Odermatt.

Outro brasileiro em ação no slalom gigante, Giovanni Ongaro terminou na 31ª colocação, com tempo total de 2min34s15. Foi a primeira participação olímpica do esquiador de 22 anos.

Ouro histórico de Lucas

Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas tem 25 anos e é filho de mãe brasileira. Trocou a nacionalidade no esqui alpino em 2024, depois de integrar a delegação norueguesa nas Olimpíadas de Pequim 2022, quando não subiu ao pódio.

Desde que passou a defender a bandeira brasileira, Lucas conquistou medalhas em etapas da Copa do Mundo, mas o principal objetivo sempre foi elevar o patamar olímpico de um país que mal tem neve. Missão cumprida nos Jogos de Milão-Cortina, com direito a hino do Brasil no lugar mais alto do pódio.

Sair da versão mobile