Ícone do site Jornal O Sul

Lula reúne bancada do PT para conter o movimento “Fora Cunha”

Ex-presidente Lula reuniu 12 deputados do PT no hotel em que estava hospedado em Brasília. (Foto: Reprodução)

Decidido a articular a bancada do PT na Câmara dos Deputados para barrar a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nessa quinta-feira com deputados do partido que assinaram pedido de cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a quem Lula propõe cessar fogo.

O ex-presidente recebeu 12 deputados do PT no hotel em que estava hospedado em Brasília. Seis deles assinaram a representação, protocolada por PSOL e Rede na Comissão de Ética da Câmara, que pede a cassação de Cunha. Entre eles, Maria do Rosário (RS), Valmir Assunção (BA), Wadih Damous (RJ), Afonso Florence (BA), Margarida Salomão (MG) e José Pimenta (RS).

Lula cobrará dos deputados união em torno do governo, incluindo esforços para aprovar as medidas do ajuste fiscal e, principalmente, de tentar aliviar a situação para Cunha no Conselho de Ética da Câmara, evitando que o pedido de cassação do peemedebista vá a plenário.

Oficialmente, o PT liberou a bancada e 34 dos 62 deputados assinaram o documento. Lula e a direção do partido, porém, pediram nos bastidores que os petistas não assinassem a representação, em estratégia casada com o Palácio do Planalto em propor um armistício na relação conturbada com o presidente da Câmara, que ainda tem a prerrogativa de deferir ou arquivar pedidos de impedimento de Dilma.

PT

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido não impedirá a tramitação de um eventual processo de cassação do mandato de Cunha. (Folhapress)

Sair da versão mobile