Ícone do site Jornal O Sul

Lula será ouvido como testemunha de lobista preso na Operação Zelotes

(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dyogo Oliveira e o ex-ministro Gilberto Carvalho serão ouvidos pela Justiça Federal de Brasília como testemunhas do lobista Alexandre Paes dos Santos, conhecido como APS, um dos presos na Operação Zelotes, da PF (Polícia Federal).

Santos é acusado de envolvimento na venda de medidas provisórias em benefício do setor automotivo. A operação da PF também investiga um esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão ligado a pasta da Fazenda, responsável por julgar recursos a multas aplicadas pela Receita Federal.

Um dos alvos da Zelotes é o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Lula. Uma de suas empresas, a LFT Marketing Esportivo, recebeu 2,5 milhões de reais de outro lobista suspeito de participação no esquema.

O depoimento do ex-presidente, solicitado pela defesa de Santos e autorizado pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10 Vara Federal, foi marcado para o dia 25 deste mês. A inclusão do nome de Lula faz parte da estratégia da defesa em ouvir o maior número possível de pessoas envolvidas na suposta compra de medidas provisórias durante o governo do petista.

A defesa de Santos adiantou que vai recorrer da decisão. A assessoria do Instituto Lula informou que não se manifestaria sobre a decisão da Justiça. (Folhapress)

Sair da versão mobile