Ícone do site Jornal O Sul

Lula usa apartamento de cobertura comprada por primo de amigo

lula

O ex-presidente foi denunciado por promotores por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro - por ter ocultado a propriedade de um triplex. (Foto: Werther Santana/AE)

Morador da cobertura número 122 do edifico Hill House, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também usa o imóvel em frente ao dele, no número 121, que pertence a um primo do pecuarista José Carlos Bumlai. A propriedade foi alvo de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lava-Jato depois que o síndico do prédio disse aos policiais federais que o apartamento pertencia ao petista. O ex-presidente é suspeito de ter ocultado patrimônio e ter recebido dinheiro de empresas envolvidas no escândalo de corrupção do petrolão.

O aposentado Glaucos da Costa Marques, primo de Bumlai, disse que a cobertura é usada por Lula desde seu primeiro mandato, em 2003. Segundo ele, o PT pagou pelas despesas do imóvel até 2007, sob a justificativa de que era para guardar o acervo que ele doou ao partido. No segundo mandato, o governo assumiu os custos com a justificativa de que era necessário para a segurança do então presidente.

Glaucos negou que tenha comprado o imóvel a pedido de Bumlai, que é investigado na Lava-Jato por suspeita de contratar empréstimos simulados para beneficiar o PT e de ter bancado a reforma do sítio em Atibaia (SP). (AG)

Sair da versão mobile