Madonna é a mais nova adepta do movimento #EleNão, contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). A cantora publicou no Instagram uma foto dela com a boca lacrada onde se lê a palavra “freedom”, liberdade em inglês. No topo da imagem, aparece a hashtag do protesto, juntamente com as frases: “Ele não vai nos desvalorizar. Ele não vai nos oprimir. Ele não vai nos calar”.
A cantora reforça o grupo de artistas estrangeiros que se mobilizaram pelo movimento após serem influenciados pelos fãs brasileiros. Dua Lipa, Diplo, Nicole Scherzinger, Lauren Jauregui (do Fifth Harmony), Elle Page e alguns atores de Grey’s Anatomy se manifestaram contra o candidato.
Esta semana, a cantora Cher aderiu ao protesto, quando retuitou uma mensagem em seu Twitter oficial, que diz: “Infelizmente, o Brasil está enfrentando seu próprio Trump. O candidato racista e homofóbico que lidera as pesquisas.”
“Levantem-se por Igualdade, Respeito e Amor”, escreveu Nicole Scherzinger, ex-Pussycat Dolls, usando a hashtag que está movimentando a indústria cultural internacional.
No Brasil, celebridades como Bruna Linzmeyer, Paula Lavigne, Leticia Colin, Dira Paes, Letícia Sabatella e outras artistas compartilharam vídeos em suas redes sociais convidando seus seguidores e, principalmente, seguidoras, a comparecerem aos atos marcados para o dia 29 de setembro contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro.
“Ele não porque meu corpo de mulher e sapatão merece andar na rua sem ser violentada e eu mereço ganhar o mesmo salário que um homem, que tem a mesma profissão que eu, ganha”, diz Bruna Linzmeyer em seu vídeo.
Ironia
Alexandre Nero publicou em seu Instagram nesta sexta-feira (28) um vídeo cheio de ironias, em que fala sobre Madonna ter aderido à campanha #EleNão, contra a candidatura de Jair Bolsonaro para a presidência da República, e pedir o fim do fascismo.
No registro, o ator “encarna” uma pessoa que não concordou com a cantora e encheu ela de críticas e xingamentos.
“Vocês viram agora essa vagabunda, piranha, essa tal de Madonna, que não sei nem o que faz da vida, que vem falar ‘Ele Não’? Não sabe nem o que significa, essa gringa desgraçada. Fica mamando na teta do governo, vivendo dessa lei do Adnet, que sei lá onde é que viu. Fica viajando o mundo inteiro, cheio de dinheiro esses vagabundos. Você não me venha aqui para o Brasil, porque nós somos família aqui. Não venha aqui, que recebo você na bala. Sua vagabunda, maconheira, sem vergonha. Vai acabar essa mamata. Vocês vão ter que trabalhar, pegar no cabo da enxada. Mulher que se preza, não se preza a uma coisa dessa”, diz Nero no vídeo.
Porém, o ator teve que se explicar na legenda, pois muitos de seus seguidores não entenderam que se tratava de uma ironia.
“Mudando a legenda (por mais louco que seja, tem gente que tá levando esse vídeo a sério. Nem eu achava que era tão bom ator [risos]). Amigos e colegas artistas, teremos muito trabalho para reintroduzir a ironia na cultura do povo. Mas vamos lá! ‘Morreu na madrugada do dia 29 de fevereiro, a senhora Isabela Ironiá das Graças. Seu esposo Antonio Sarcasmus Brito estará velando seu corpo na capela do Peladim’. Aliás… tô deixando de seguir e indo pra Venezuela [risos]”, escreveu ele.