O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa sexta-feira (12) que a suspensão da punição imposta pelo governo dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um “presente” ao magistrado. Moraes completa 57 anos neste sábado (13).
“O Trump deu de presente pra ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo com a Constituição brasileira. E na conversa que eu tive com o Trum na semana passada, Alexandre, ele perguntou: é bom pra você? Eu falei: não é bom pra mim, é bom para o Brasil, é bom para a democracia brasileira. Aqui você não está tratando de amigo para amigo. Você está tratando de nação pra nação, e a Suprema Corte pra nós é uma coisa muito importante, Trump”, disse Lula durante evento de lançamento do SBT News, em São Paulo.
Momentos antes, Moraes se dirigiu a Lula para agradecer pelo “empenho” do petista pela revogação das sanções impostas pelo governo de Donald Trump contra ele e sua esposa.
“Em meu nome e em nome da minha esposa, quero agradecer o empenho do presidente Lula. A verdade venceu hoje. O presidente se recorda que logo em julho ou agosto quando o Supremo se reuniu na presidência para tratar das sanções eu pedi que o presidente não tomasse nenhuma medida contra isso.
Porque eu acreditava que a verdade, no momento que chegasse às autoridades americanas, prevaleceria. Com o empenho do presidente a verdade prevaleceu”, afirmou Moraes durante evento de lançamento do SBT News em Osasco, na Grande São Paulo.
Moraes classificou a retirada da sanções dos Estados Unidos contra ele e a esposa, Viviane, como uma “vitória tripla” do Judiciário.
“Vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse Moraes.
Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam seus alvos, principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas.
A lei surgiu na esteira da morte do advogado Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção estatal e faleceu sob custódia de Moscou, em 2009.
O caso de Sergei Magnitsky deu início a uma campanha internacional para responsabilizar os culpados, e a Magnitsky foi aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado.
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mais protocolar e acomodado a poucos metros de distância de Lula, fez um discurso no palco em que criticou a polarização política no Brasil.
“Vivemos um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva. As pessoas se odeiam por pensar diferente. Está na hora de mudar essa chave. O debate vai acontecer na arena política. Mas temos que construir uma convergência”, afirmou Tarcísio.
