A partir desta segunda-feira (10), estudantes da rede pública de ensino de participam das disputas da Fase de Coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), evento anual realizado desde o início da década de 1970 e hoje considerado o maior da modalidade no Estado. São mais de 130 mil participantes, oriundos de 3 mil colégios todos os 497 municípios gaúchos.
Promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares chegam à sua 54ª edição, corroborando a importância da prática esportiva como ferramenta de aprendizagem e também de cidadania. A titular da pasta, Raquel Teixeira, dimensiona o papel desempenhado pelo evento:
“Há mais de meio século, os Jergs fazem parte da história do Rio Grande do Sul e da vida de milhares de estudantes. Trata-se de uma das mais belas tradições da nossa rede pública de ensino, celebrando valores como espírito esportivo, trabalho em equipe, superação, perseverança e inclusão. Como diz o slogan, a iniciativa é para sempre, pois quem participa leva consigo lembranças, amizades e lições do esporte para a vida”.
Categorias
Os Jergs possuem duas categorias: infantil e juvenil, além dos naipes masculino, feminino e misto. As modalidades competitivas envolvem esportes individuais e coletivos, abrangendo:
– Atletismo.
– Vôlei.
– Futsal.
– Basquete.
– Handebol.
– Tênis-de-mesa.
– Orientação.
– Xadrez.
– Bocha paralímpica.
– Badminton.
Projeção
Neste momento, os campeões da fase municipal – primeira etapa dos Jergs – competem com outras escolas abrangidas pela mesma Coordernadoria Regional de Educação (CRE). O objetivo é definir quem avança à fase regional.
Já na etapa por regiões, enfrentam-se os vencedores de cada uma das 30 CRE. No caso do evento, o mapa do Rio Grande do Sul é dividido em cinco grandes áreas.
Todos os participantes também recebem, por meio da Seduc, transporte e serviço de arbitragem. Na etapa regional, devido aos deslocamentos maiores, também é garantida alimentação às equipes.
Além de fomentar o esporte, os Jergs têm por finalidade o propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando a integração entre as instituições de ensino e comunidades escolares. Também proporcionam uma oportunidade para identificação de talentos esportivos no Rio Grande do Sul, muitos dos quais acabam selecionados para representar o Estado nas etapas nacionais da competição.
(Marcello Campos)
