Ícone do site Jornal O Sul

Mais de 1 bilhão de dólares deixaram a economia brasileira em apenas cinco dias na primeira semana do ano

No ano passado, 9,4 bilhões de dólares ingressaram na economia brasileira. (Foto: AFP)

Em apenas cinco dias, 1,11 bilhão de dólares deixaram a economia brasileira, segundo números divulgados pelo BC (Banco Central) na quarta-feira. A saída de valores foi registrada na primeira semana deste ano. Em todo 2015, houve ingresso de recursos no Brasil, no valor de 9,4 bilhões de dólares, revertendo as retiradas registradas em 2013 e 2014.

A saída de valores favoreceria, em tese, a alta da moeda norte-americana. Isso porque, com mais dólares no mercado, seu preço tenderia, teoricamente, a ficar maior. De fato, a divisa começou pressionada neste ano e subiu na semana passada, encerrando em 4,03 reais. Na quarta-feira, entretanto, o dólar já estava sendo negociado a 3,98 reais.

Além do fluxo de recursos, outros fatores também influenciam a cotação da moeda no País. Entre elas, estão as sinalizações sobre a política de juros dos Estados Unidos, os indicadores da economia brasileira além de tensões políticas e notas das agências de classificação de risco (no ano passado, o Brasil perdeu o grau de investimento por duas das três maiores agências de rating). (AG)

Sair da versão mobile