Ícone do site Jornal O Sul

Mais de 200 mil militares atuarão no combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado

O objetivo nesta fase é mobilizar a população para ações permanentes contra o mosquito, diz ministro da Defesa, Aldo Rebelo. (Foto: Vanessa Carvalho/AE)

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, anunciou oficialmente nessa quinta-feira que 220 mil militares das Forças Armadas participarão, neste sábado, do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Nessa etapa, que o ministro definiu como de mobilização, os militares serão deslocados para várias cidades para a ação. Nessa fase, haverá panfletagem e a presença de autoridades do governo.

“A etapa do dia 13 é para mobilizar a população. É preciso haver mobilização da população para que, permanentemente, removam-se das casas os focos de multiplicação dos mosquitos. O esclarecimento é importante para que cada família se mobilize permanentemente. Esse é o objetivo do sábado”, ressaltou o ministro.

Rebelo explicou que os 3,3 mil militares estão sendo preparados para aplicação de produtos químicos para matar o Aedes e que mais 50 mil estão em treinamento. Na ação de sábado, os militares baterão à porta das casas junto com os agentes do Ministério da Saúde, aplicando larvicidas em caixas d’água e demais reservatórios.

Os ministros, secretários executivos e outras autoridades federais também participarão da ação, que será realizada em vários Estados. Rebelo participará da campanha em São Paulo, onde se encontrará com o governador Geraldo Alckimin, no município de Campinas.

A ação mobilizará os órgãos do governo e ocorrerá em mais de 350 municípios do País. O objetivo é conscientizar a população da importância de eliminar os nascedouros do mosquito. (ABr)

Sair da versão mobile