Porto Alegre aplicou 313.762 doses de vacinas contra gripe (influenza) desde o início da atual campanha de imunização, em 7 de abril. Desse total, 144.502 foram nos grupos prioritários (36,58% da meta atingida, que é de 395.061 pessoas nos segmentos de gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos). A cobertura é calculada somente com base nas doses aplicadas nesses públicos-alvo.
Os idosos (60 anos em diante) concentram o maior número de doses: 128.245 (41,59% do público-alvo estimado); crianças, 14.971 (19,59%); e gestantes, 1.286 doses (12,55%).
A estatística consta em atualização dessa terça-feira (20) na ferramenta pública oficial do Ministério da Saúde, o LocalizaSUS. Os dados incluem imunizantes aplicados tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada.
O fármaco está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina é segura e eficaz na proteção contra complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2, H1N1 e B.
Dengue
Em simultâneo, a vacinação contra a dengue prossegue na cidade para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos. A imunização desta faixa etária começou há um ano. Até o momento, a cobertura vacinal é de 31,95% para primeira dose (23.293 doses aplicadas) e 10,41% para a segunda dose (7.590 doses feitas). O público nesta faixa etária estimado pelo Ministério da Saúde na Capital é de 72.898 crianças e adolescentes.
Porto Alegre tem 8.076 casos confirmados de dengue, com nove óbitos registrados devido à doença, e dois casos importados confirmados de chikungunya até 17 de maio. A dengue continua sendo a arbovirose com maior importância epidemiológica no momento na Capital.
Os bairros com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes na última semana foram Cascata, Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Floresta e Jardim São Pedro. Os dados estão sujeitos a revisão e estão publicados no Informativo Epidemiológico semanal divulgado nesta terça-feira (20), pela Diretoria de Vigilância em Saúde.
As pessoas que faleceram devido à dengue eram residentes nos bairros Jardim Itu (2), Passo das Pedras (2), Vila Ipiranga, Rubem Berta, Jardim Sabará , Sarandi e Menino Deus.
A instabilidade climátkica afetou a programação das atividades externas de combate ao mosquito Aedes aegypti no início desta semana. Para esta quarta-feira (21), estão previstas duas ações que podem ser suspensas com mau tempo.
No bairro Jardim Itu, a partir das 6h, ocorre o segundo ciclo de aplicação de inseticida com veículo (UBV-Pesado). O ponto de encontro será a esquina das ruas Gomes de Freitas com Abilio Miller. O quadrilátero engloba as ruas Gomes Freitas, Gen. Solon, Professora Paula Soares e Abílio Miller (e as ruas internas do quadrilátero).
À tarde, a partir das 13h30min, equipe técnica do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores, com apoio de agentes de combate a endemias e agentes do Exército, estarão no bairro Morro Santana para aplicação de inseticida que será feita em parte das ruas Luís Ledermann, Germano Schmarci, Mário Hornes, Altamira, Ney Ahren e Mãe Apolinária Matias Batista. O ponto de encontro será a rua Luís Ledermann, 164.