Ícone do site Jornal O Sul

Mais de 400 mil clientes ficaram sem energia elétrica por causa do vendaval

Há risco de queda de árvores em Porto Alegre e no interior do Estado (Foto: Banco de Dados)

O severo temporal que atingiu Porto Alegre na noite de sexta-feira chegou a deixar cerca de 450 mil clientes sem energia elétrica na área de concessão da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). Por volta das 10h40min desse sábado, o número havia baixado para 300 mil, a maior parte na Região Metropolitana, sendo que 90% deles eram na capital gaúcha.

Equipes de outros municípios foram realocadas para Porto Alegre.
Após as 23h, a CEEE registrava 115 mil clientes sem luz. Na área de cobertura da AES Sul, o número de pontos sem energia chegou a 90 mil no final da noite de sexta-feira, baixando para nove mil durante o dia de sábado. À noite, eram apenas pontos isolados, segundo a empresa, sendo a parte mais afetada o município de Canoas.

Falta de água

A falta de energia elétrica afetou o abastecimento de água de alguns municípios. Bairros de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Nova Santa Rita e Guaíba, que fazem parte do sistema integrado da AES Sul, ficaram sem água. Em Itapuã (Viamão), a falta de luz na zona da CEEE também atingiu o abastecimento da região. A Rio Grande Energia informou que o fornecimento de energia elétrica para as estações de captação de água da Companhia Riograndense de Saneamento dentro da sua área de concessão não foi interrompido. A normalização do serviço depende da volta do fornecimento de luz nessas áreas.

Sair da versão mobile