Ícone do site Jornal O Sul

Manifestações de servidores marcam sexta-feira em Porto Alegre

Servidores da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do RS realizam protesto na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. (Foto: Lucas Uebel/ O Sul)

Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul realizaram na manhã desta sexta-feira (14) um ato contra o fechamento de fundações gaúchas, como a Fepps (Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde do RS), a (FZB) Fundação Zoobotânica do RS e Fundergs (Fundação de Esporte e Lazer do RS). Os fechamentos podem levar à demissão de mais de 260 trabalhadores.

Um grupo de cerca de 50 pessoas deu um abraço simbólico no prédio da Fepps. Além disso, eles distribuíram material informativo na avenida Ipiranga 5.400, na esquina da avenida Salvador França, onde fica o prédio da fundação de saúde. Eles não interromperam o trânsito. Ocupavam a via somente no sinal vermelho.

Outro grupo, de professores, se deslocou da escola Protásio Alves, na avenida Ipiranga, em direção à Secretaria de Educação, no Centro de Porto Alegre. O movimento Caravana da Educação, que reivindica educação de qualidade, se uniu aos demais servidores na luta contra o parcelamento dos salários.

Professores estaduais realizam manifestação em frente à Secretaria da Educação. Foto: Lucas Uebel/ O Sul

Nas escolas Ernesto Dornelles e Júlio de Castilhos e no Instituto de Educação Flores da Cunha ocorreram, nesta semana, aulas práticas em frente às instituições.

Uma assembleia geral na terça-feira (18) deve definir uma greve de servidores ligados ao governo do Estado.

 

Sair da versão mobile