Garfos e facas, sacos diversos, embalagens, bolas de futebol furadas, pratos de isopor, garrafas de refrigerante… Esta é a geografia do “mar de plástico” que surgiu nos arredores da ilha de Roatán (Honduras). Imagens da tragédia ecológica foram postadas no Facebook pela fotógrafa Caroline Power, que mora no local paradisíaco banhado pelo cristalino Mar do Caribe.
De acordo com Caroline e um mergulhador, a massa compacta de detritos plásticos tem e extensão de 5 milhas (cerca de 8,2 quilômetros). “Isso tem que parar!”, escreveu a fotógrafa na rede social. Caroline faz campanha pelo fim do uso de embalagens e sacolas plásticas para pedidos para viagem.
O mar em condições normais é cristalino. (Foto: Reprodução)
Ilha
Localizada no mar do caribe, a cerca de 65 km da costa norte de Honduras, Roatán é um paraíso que está aos poucos sendo descoberto. Em 2015 foi eleita pelo TripAdvisor como a terceira ilha mais bonita do mundo.
Com uma área de 83km² e uma população que não chega a 50 mil habitantes, a maior parte desta ilha está desabitada e preserva exemplares importantes da fauna e da flora nativas.
Curiosidades
Grande parte da população local tem o inglês como primeiro idioma; isso por conta da colonização britânica nas ilhas próximas e da grande quantidade de piratas ingleses que paravam ali;
É um dos lugares mais baratos do mundo para se obter certificação internacional de mergulho;
Era uma das ilhas mais visitadas por Cristóvão Colombo – alguns dizem que era sua ilha favorita;
A Grande Barreira de Corais Mesoamericana, uma das maiores do mundo, começa no México e termina em Roatán.
Roatán é uma ilha grande (aproximadamente 77km de leste a oeste), e possui algumas pequenas comunidades, sendo a maior delas a de Coxen Hole (onde está o aeroporto e onde param os barcos de La Ceiba e Utila). As regiões mais turísticas são as praias de West Bay e West End, onde estão os principais hotéis, agências de mergulho e restaurantes. Uma alternativa econômica é ficar na praia vizinha Sandy Bay.
Como chegar
A forma mais econômica de se chegar a Roatán é em barco, partindo da cidade de La Ceiba, no Norte de Honduras. O trecho de La Ceiba a Utila custa 575 lempiras, e o de Utila a Roatán custa 715 (ou 1300 comprando ida e volta). Cada trecho dura menos de 1 hora. Roatán também possui um aeroporto internacional e é rota de muitos cruzeiros pelo Caribe.
Câmbio oficial (junho/2017)
1 lempira = 0,138 reais;
1 dólar = 23,45 lempiras
