O diretor do BRICLab na Universidade Columbia, Marcos Troyjo, e o presidente da Yara Brasil, Lair Vianei Hanzen, estão confirmados para o 5º Colóquio do Fórum da Liberdade, evento organizado pelo IEE (Instituto de Estudos Empresariais) que tem como objetivo dar continuidade ao debate de ideias gerado no Fórum da Liberdade. O tema desta edição, que ocorrerá no Hotel Sheraton, no dia 17 de agosto, às 19h, para cerca de 250 convidados, será “Até Quando vai a Crise?”.
Troyjo é diretor do BRICLab na Universidade Columbia, em Nova York, um fórum sobre Brasil, Rússia, Índia e China. Ele é professor da Columbia-SIPA, School of International and Public Affairs. É colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e colaborador regular da mídia eletrônica e impressa no Brasil e no mundo, com destaque para Financial Times, The World Financial Review, Latin Business Chronicle, Radio France Internationale, Voice of Russia e CNN em Español. O palestrante é fundador do Centro de Diplomacia Empresarial, think tank independente sobre assuntos globais.
Realizou seu doutorado em sociologia das relações internacionais na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Columbia. Economista e cientista político, é ex-aluno do Instituto Rio Branco, academia diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Também realizou estudos de pós-graduação na Harvard Kennedy School. É pesquisador-visitante do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano da Universidade Paris Descartes-Sorbonne e membro da Internacional Schumpeter Society. Trabalhou como diplomata de carreira e foi secretário de imprensa da Missão do Brasil junto à ONU em Nova York e chefe de gabinete do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Troyjo foi eleito uma das “Outstanding Young Persons of the World – TOYP” pela Junior Chamber International, em 2004. Também foi o vencedor do “Leadership for Social Change Award-2001”, oferecido pela Brazil Foundation de Nova York e do Prêmio “Prime Minister’s Latin American Fellow-2005” concedido por Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia. É autor de livros sobre desenvolvimento e assuntos globais, como Nação-Comerciante: Poder & Prosperidade no Século XXI , relacionado pela revista ‘Americas Quarterly’ como um dos melhores livros sobre política, economia e negócios em 2007. Seu livro mais recente, A Chegada da Reglobalização , será lançado em novembro de 2015.
Hanzen entrou para o segmento de fertilizantes, em 1993, na Adubos Trevo S.A (atual Yara), onde atuou como gerente e, desde então, assumiu diversas funções, sempre envolvido nos processos de aquisição. Foi CFO da Hydro Agri Argentina S.A e, quando incorporada à Yara, passou a exercer a função de CFO da Yara Brasil. Em 2006, Hanzen tornou-se Vice-Presidente da Yara Brasil, liderando o processo de aquisição da Fertibrás. E ntre 2007 e 2009, foi CFO do segmento de produção de fertilizantes na Yara International ASA em Oslo, Noruega. Já como Presidente da Yara Brasil, liderou, em 2013, o processo de aquisição da Bunge Fertilizantes no País.
O palestrante é formado em Administração de Empresas pela PUCRS, pós-graduado em Administração de Empresas e Estratégia pela Ulbra-RS e em Gestão de Recursos Humanos na Universidade de Belgrano na Argentina, onde também realizou MBA em Negócios Internacionais. Hansen também teve experiência comercial, administrativa e financeira na Tropical Empreend. Turismo e na Construtiva Engenharia.
