Ícone do site Jornal O Sul

Em reunião das principais primeiras-damas do mundo, quem mais chamou a atenção foi um homem: era o marido do primeiro-ministro de Luxemburgo

Foto de Gauthier Destenay, em Bruxelas, tem circulado nas redes sociais. (Foto: Reuters)

A tradicional foto das primeiras-damas no jantar entre os líderes mundiais na conferência da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Bruxelas (Bélgica), está entre os assuntos mais comentados da internet. Isso porque a imagem ganhou a presença inédita de um “primeiro-marido”: Gauthier Destenay é casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

Além de Destenay, a fotografia tirada na última quinta-feira  ainda traz a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump; a francesa, Brigitte Macron; a rainha Matilde, da Bélgica; a primeira-dama da Turquia, Emine Gulbaran Erdogan; a esposa do secretário-geral da Otan, Ingrid Schulerud; além das primeiras-damas da Bulgária e Islândia.

O premier e Destenay estão juntos desde 2010, mas se uniram oficialmente em 2015, logo depois que o casamento gay passou a ser reconhecido judicialmente em Luxemburgo. Atualmente, Bettel é o primeiro e único primeiro-ministro homossexual do mundo.

“Eu tenho apenas uma vida, e eu não quero esconder a minha vida. Mas eu não era ‘o candidato gay’. As pessoas não votaram em mim por eu ser gay ou heterossexual”, disse em entrevista.

Taiwan

O Tribunal Constitucional de Taiwan declarou que os casais do mesmo sexo têm o direito de se casar, usufruindo dos mesmos direitos legais que os casais heterossexuais. Dá assim luz verde ao reconhecimento do casamento gay, tornando-se Taiwan o primeiro país asiático a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo.

Sair da versão mobile