Ícone do site Jornal O Sul

Marqueteiro escondeu 30 milhões de dólares que ganhou em Angola

Ao depor na Polícia Federal na quinta-feira, Santana informou um novo valor: 50 milhões de dólares.

O marqueteiro João Santana omitiu 30 milhões de dólares que ganhou na campanha presidencial em Angola, ao tentar se explicar que não cometera nenhum crime ao remeter para o Brasil 16 milhões de dólares em 2012. Em maio do ano passado, Santana estava sob investigação da PF (Polícia Federal) em São Paulo sob suspeita de lavagem de dinheiro. O marqueteiro afirmou em um vídeo: “A campanha de Angola pagou 20 milhões de dólares”. Ao depor na PF na quinta-feira, Santana informou um novo valor: 50 milhões de dólares.

A mulher do marqueteiro, que depôs na quarta-feira acrescentou detalhes aos valores recebidos. Disse que 30 milhões de dólares foram pagos à empresa do casal, a Polis, e 20 milhões de dólares por meio de caixa dois.

Quando o jornal Folha de S.Paulo revelou a investigação, Santana disse que não esconderia nada das autoridades. “Lamento que esteja no meio desse furacão, que pode me trazer, injustamente, graves prejuízos. Mas não vou fazer o papel de coitadinho. Farei o que sempre achei certo. Adotarei a transparência. Coloquei um endereço na internet com todos os detalhes e documentos dessa transação. Qualquer pessoa pode acessá-los nos endereços www.polispropaganda.com.br ou www.averdadesobreapolis.com.br”.

Sair da versão mobile