Ícone do site Jornal O Sul

Maytê Piragibe sobre educação ambiental da filha: “Ser mãe é uma grande responsabilidade”

Atriz conta suas escolhas para ter uma rotina mais sustentável com a filha, Violeta. (Foto: Reprodução/Instagram)

Maytê Piragibe foi desenvolvendo sua consciência ambiental de forma natural. Apaixonada pela natureza desde a infância, a atriz conta que, com o passar dos anos, foi entendendo o quanto suas escolhas diárias eram importantes para manter o que tanto amava.

“Sempre tive uma conexão muito forte com a natureza, um olhar de muito respeito e devoção. Tive a oportunidade de crescer no mato. Com o tempo e acesso à informação, comecei de forma orgânica a buscar cada vez mais possibilidades de ter um hábito mais sustentável e consciente”, conta.

O cuidado com o meio ambiente não se limita à separação de lixo e redução do uso de materiais descartáveis. Vai desde a alimentação ao consumo consciente. “As coisas são muito cíclicas e orgânicas aqui dentro de casa nessa consciência do consumo. Quando saio na rua, tenho sempre comigo o meu kit de garrafinhas, copo e canudo – que é lavável. Não uso mais aquele plástico para guardar comida na geladeira. Prefiro paninhos orgânicos que são blindados com a cera de abelha. Assim consigo lavá-los e reaproveitá-los”, diz.

“Hoje eu consigo ter 100% de consumo de beleza limpa. Elejo só marcas que priorizem e utilizem mais de 90% de matéria-prima natural. Eu trânsito também no vegetarianismo, então minhas carnes são de plantas. Também realizei o sonho de ter minha horta orgânica na varanda do meu apartamento. Tudo que tem o selo orgânico e é mais natural, ganha a minha atenção.”

Mãe de Violeta, de 10 anos, Maytê procura passar seus conhecimentos para a filha, que já é tão consciente que até “pega no seu pé” quando comete um deslize na rotina mais sustentável do apartamento em que vivem no Rio de Janeiro.

“Ser mãe automaticamente é uma grande responsabilidade. Somos uma referência e podemos inspirar ações para a geração da minha filha crescer ainda melhor do que a minha, pra salvar esse mundão, principalmente agora, depois da pandemia”, explica ela, que já teve seus hábitos sustentáveis questionados pela filha. “Ela briga comigo quando eu tomo banho demorado.”

A menina concorda com a mãe e mostra que já tem consciência de suas escolhas. “O ambiente existe antes de nós. Ele é fundamental para todos os seres vivos. Então é muito importante que ele seja preservado, pois uma hora vai acabar. Para que ele não acabe, a gente precisa reciclar, reduzir e reutilizar”, avalia Violeta.

Sair da versão mobile